Tuesday, March 18, 2008

Fevereiro 2008

Yokkok, 21 Março 2008-03-21

Anyong, minha gente!
Olá, olá! Pois é, cá estou eu com o relato fotográfico do meu mês de Fevereiro. Começo por recordar que basta clicar em cima de uma foto para que apareça um tamanho maior da mesma. Bom, foi um mês bastante variado, com destaque para o passeio à parte nordeste da Coreia, a festa do Ano Novo Lunar (segundo o calendário chinês) na minha paróquia e a visita do bispo da Mongólia: é filipino e veio visitar-nos porque temos lá missionários nossos, padres e irmãs; visita-nos sempre que vem à Coreia.
Para quem não sabe, escrevo semanalmente para o sito da nossa revista portuguesa, com notícias variadas sobre a Coreia. Para quem estiver interessado, este é o endereço:
www.fatimamissionaria.pt Os meus artigos estão sobretudo na secção “Mundo”.
Assim, podeis conhecer um pouco mais do que se passa por cá. A nível pessoal, encontro-me bem e feliz, se bem que acusando um certo cansaço; sinto-me também afectado pela rotina… Não vejo a hora de ir de férias, pois será bom mudar de ares, rever minha família e muitos de vocês. Mas até lá continuo empenhado em dar o melhor de mim mesmo a esta missão que o nosso Amigão me oferece todos os dias. Deixo-vos então com as fotos mais siginificativas do mês passado.

Dia 1: passeio a Pyongchan. Estas sao casas tradicionais coreanas, mas nao muito antigas

Giorno 1: gita a Pyongchan. Queste sono case tradizionali coreane, ma non molto vecchie...

Esta parte da Coreia tem muitas serras

Questa parte della Corea ha molte montagne, anche se piccole

Esta e' uma casa muito antiga, rural, bem tradicional. Estao desaparecendo pouco a pouco

Questa e' una casa molto antica, rurale e davvero tradizionale. Purtroppo, stranno sparendo

Esta e' a... casa de banho!!! Bem rudimentar...

Questo e'... il bagno! Davvero rudimentale...


O aquecimento e' ainda feito de modo tradicional: colocando lenha em pequenos canais que aquecem o chao da casa, pois dorme-se ainda no chao

Lo riscladamento e' ancora fatto come una volta: col legno, che lungo vari piccoli canali riscalda per terra, giacche` la gente dorme per terra


Esta casa nao e' habitada: faz parte de um set de um filme que ali foi gravado

Questa casa non `e abitata: fa parte del set di un filmDia 7: Esta e' a comida tradicional do dia de Ano Novo Lunar

Giorno 7: Questo e' il cibo tradizionale del Capodanno Lunare Alguns dos paroquianos de Wasudong, paroquia onde vou aos domingos

Alcuni dei fedeli di Wasudong, parrocchia dove vado alla domenica


Aqui o meu paroco recebe a saudacao especial desta festa por parte de membros da comissao paroquial; ele responde do mesmo modo, pois sao "maiores"

Qui il mio parroco riceve il saluto speciale di Capodanno da parte dei membri della comissione parrocchiale; lui li saluta nello stesso modo, poiche` sono "maggiori"


Aos mais jovens a venia e' diferente: menos formal, pois ele e' o "superior"

Qui l'inchino ai piu giovani `e diversa, poiche` `e lui il "superiore"


Dia 12: visita do mons. Padilla, bispo da Mongolia. Da esq: Gianpaolo Lamberto (italiano), bispo Padilla, Diego (italiano), Pedro (tuga), Eugenio (espanhol) e Cyrille (congoles)

Giorno 12: visita del vescovo della Mongolia. Dalla sinistra: Gianpaolo , il vescovo Padilla, ...

Uma foto interessante e muito comum na Coreia: motos que servem take-away

Una foto interessante e molto comune ion Corea: moto che fanno take-away Dia 25: retiro quaresmal das nossas zeladoras

Girono 25: ritiro quaresimale dei nostri benefattori



Dia 26: fomos novamente visitados pela neve

Giorno 26: la neve ci ha visitato di nuovo

Bom, que nosso Amigao vos abencoe. Renovo os votos de UMA SANTA E FELIZ PASCOA!

Ecco, che Gesu vi benedica sempre. Rinnovo i miei auguri di una SANTA E FELUICE PASQUA!

1 comment:

mrssilva17 said...

Lisboa e' tudo de bom nao e' mesmo Padre Alvaro?
E' um dos lugares que mais sinto falta de ir....ia muito quando era comissaria da Varig.
Amo esta cidade.
Um Feliz Natal e um 2009 cheio de alegrias.

Grande beijo meu e um abraco de Animal.
Marisa.