Monday, September 10, 2007

Curso de formacao: Sao Paulo - Semana 3

Semana 19-25 Agosto

Olá de novo, minha gente.
Pois é, ando atrasado com este meu blog, mas creio que o poderei ter actualizado esta semana em que vos escrevo (10-14 Setembro). Voltando então ao passado recente, quero mostrar-vos o que fiz na terceira semana deste meu curso, a qual começou com o passeio que fiz ao litoral com um casal que conheci na Coreia, pois viveram lá 3 anos. O tempo não estava para praia, mas deu para passear e conhecer um pouco aquela área da costa brasileira. Veio connosco um sobrinho deles, o qual é uma autentica “pestinha”: nunca vi um miúdo tão mal-educado e mimado. Infelizmente, não é culpa dele... Bom, esta foi a ultima semana foi dedicada à afectividade e integração afectiva, ainda com o grupo terapêutico “Acolher”. Foi bom o termos trabalhado com este grupo, se bem que dos quatro que vieram, só dois foram do nosso agrado: os outros dois foram muito fracos, sem carisma nem estilo para orientar. Mas o trabalho deles foi muito positivo, pois muitos elementos que nos transmitiram serão muito úteis no nosso trabalho missionário, pois o cento da nossa actividade é o evangelho e a pessoa que o acolhe.
Terminamos a semana com uma visita a dois acampamentos dos MST (Movimento dos Sem-Terra), algo que aqui no Brasil é muito debatido: gente sem terra que ocupa terrenos de fazendeiros ricalhaços, terra que geralmente esta a monte, ou seja, não é trabalhada. Entrevistei uma freira brasileira que vive num destes acampamentos e foi uma experiência muito positiva. Bom, aqui vão as fotos...

Esta é a Praia Grande, cuja extensao ultrapassa os 50km!!!

Uma vendedora ambulante...

Ca estao os meus amigos Edimar e Tita; o "pestinha" està com eles...

Interessante esta tabuleta num parque natural ali perto

Foi pena nao ter dado para dar um mergulho...

Diz a tradiçao que foi nesta "cama de pedra" que descansou o profeta do Brasil, padre José Anchieta (missionario jesuita das Ilhas Canarias que veio para o Brasil em 1553), o qual foi um dos fundadores de Sao Paulo e Rio de Janeiro

No centro da pquenina cidade de Itanhaem, as casas mais antigas sao de estilo bem tuga; de facto, parecia estar numa qualquer vila alentejana...

Uma das varias dinamicas... nao, nao é baile de mascaras nao!

Outra dinamica: fomos convidados a fazer esculturas e um grupo escolheu o nascimento de Jesus: nesta foto esta o Danilo, colombiano, "esculpindo" Maria e o menino Jesus

Mais parece a Pietà do que proprimente Maria e Jesus... Pelo menos sao parecidos, certo?

No dia 22 fomos visitados pelo nosso superior-geral, o qual fez 25 anos de sacerdocio dias atras; assim, houve bolo para celebrar...

No dia 23, celebrei a missa juntamente com 2 meus manos espanhois: foi uma ocasiao muito especial, pois estavamos celebrando 15 anos da nossa primeira profissao, a qual foi feita no noviciado em Italia... 15 anos atras! Foi impecavel, pois era a primeira vez que celebravamos juntos desde entao; tambem nao os via precisamente desde que nos separamos em 1992

No dia 25 fomos a um acampamento dos MST; pelo caminho, vimos varias favelas

Este é o primeiro acampamento que visitamos...

Este senhor està ali hà mais de 3 anos...

Meu colega Domingos animou a visita a uma familia...

Esta é a mae da familia que visitamos...

... e esta é a linda filhota.

A irma Maria del Carmen, missionaria da Consolata colombiana que trabalha aqui hà mais de 15 anos, viveu neste acampamento dos estes Sem-Terra por 2 anos, numa barraca ali perto e falou-nos da sua experiencia

Este é o segundo acampamento que visitamos

Durante um encontro sobre os MST

E esta é a Irma Maria Luiza, brasileira, que està ali entre os Sem-Terra hà 7 anos; tambem a entrevistei para a nossa revista

Durante o delicioso tacho que a irma Luiza e uma senhora do acampamento prepararam para nòs

Depois do almoço, tivemos outro encontro, desta vez com a Sra Maria Alves, membro do CPT (Conselho Pastoral da Terra), da Igreja Catolica, que partilhou connosco sobre a sua longa experiencia de Sem-Terra

Antes de regressarmos, pudemos ainda ver a barraca onde a Irma Luiza vive de 2a a 6a feira