Tuesday, December 04, 2007

Curso de formacao - mes de Outubro

Anyong anyong, minha gente!!!

Pois é, estou atrasado de 2 meses, mas prometo colocar hoje todo o mes de Outubro, com um especial sobre… as lindissimas cascatas de Iguacú! Sao simplesmente ESPECTACULARES!!!
Bom, Outubro foi marcado por uma semana de experiencia com gente empenhada na ajuda ao mais pobres da sociedade. No meu caso, esive com alguns colegas meus acompanhando o trabalho em favor dos moradores de rua. À parte dos encontros diários, tivemos uma semana de retiro na belissima cidade de Goiás, cujo centro histórico parece uma replica de uma qualquer nossa cidade alentejana. Adorei muito mega! Bom, depois do curso visitei as cascatas de Iguacú. Nao podia deixar de as visitor, pois ir ao Brasil e nao as ver é como ir a Roma e nao ver o Papa. Ora, estive em Roma várias vezes, mas ainda nao tive tempo pra ver o “avozinho de branco”, mas como ao Brasil nao irei tao cedo… Visitei depois uns tios no Rio de Janeiro, bem como o padrinho do meu pai e um colega meu dos tempos da teologia em Londres, o qual é irmao de um padre nosso que esteve aqui na Coreia 15 anos, bem como uma freira, também brazuca, que esteve cá na Coreia também uns 5 anos, para além das despedidas. Fico por aqui e deixo que falem as fotos…
Bem, comeco com este centro de apoio aos moradores de rua que fica... debaixo de um viaduto!
Bene, incomincio con questo centro d'appoggio ai senzatetto che si trova sotto... un ponte!Estes jovens sao da Toca de Assis, um movimento franciscano bastante radical, no bom sentido: dedicam-se exclusivamente aos moradores de rua
Questi giovani sono della Toca di Assisi, un movimento francescano abbastanza radicale, nel buon senso: si dedicano esclusivamente ai senzatetto



6 Outubro: Aqui estou com alguns tugas meus colegas e um italiano (`a esquerda) na festa de Portugal na nossa paroquia de Imirim

6 Ottobre: Qui sono con altri padri portighesi e un italiano (primo a sinistra) nella nostra parrocchia di Imirim, dove abbiamo fatto il giorno del Portogallo

Com alguns dos meus amigos brazucas
Con alcuni amici brasiliani



7 Outubro: dia de anos da minha miga Adriana: veste minha prenda, uma capulana, vestido tradicional de Mocambique.

7 Ottobre: giorno del compleanno di mia amica Adriana: indossa il mio regalo, una capulana, vestito tradizionale del Mozambico

A meu lado esta a Marcia, amiga brazuca que conheci em Londres
A fianco mio c'`e Marcia, brasiliana, che ho conosciuto mentre ero a LondraEste de muletas e' o John, keniano, que teve de abandonar o curso e ser operado na Colombia, onde trabalha
Questo con le stampelle `e John, keniano, che ha dovuto abbandonare il corso per farsi operare in Colombia, dove lavora
13-14 Outubro: fim de semana em Franca, visitando familia da minha amiga Maria Bdalla, que conheci aqui na Coreia
13-14 Ottobre: weekend a Franca, visitando la famiglia di mia amica Maria Bdalla, che ho conosciuto qui in Corea



16 Outubro: visitei a favela de Peri, Sao Paulo, onde trabalham 3 nossas irmas da Consolata num centro social de apoio a criancas e muitos mais pessoas carenciadas
16 Ottobre: ho visitato la baraccopoli di Peri, dove lavorano 3 suore nostre in un centro sociale di appoggio ai bambini e tanti altri poveri





A irma Petra, italiana, responsavel do centro, na parte da costura
Suore Petra, italiana, responsabile del centro, nella sezione cucito
17 Outubro: Com alguns tugas numa churrascaria
17 Ottobre: Con alcuni compagni portoghesi in una churrascariaEncontro com as irmas da Consolata
Incontro con le nostre suore della ConsolataDia 19: Passeio com Leticia ao bairro japones de Sao Paulo
Giorno 19: Gita con Leticia al quartiere giapponese di Sao Paulo

Dia 20: viagem para Goias, a 16 horas de autocarro de Sao Paulo para nosso retiro
Giorno 20: viaggio per Goias, a 16 ore in pullman da Sao Paulo, per il ritiro
Dia 21: Mosteiro dos beneditinos
Giorno 21: monastero dei benedittini
Da minha janela...
Dalla mia finestra
Ensaio fotografico...
Una prova fotografica. Dia 22: meu colega Gabriele fala com padre Pierre, frances de 84 anos, e mestre de talha
Giorno 22: mio compagno Gabriele parla con padre Pierre, francese di 84 anni e maestro col legno
Padre Marcelo Barros, que nos orientou o retiro
Padre Marcelo Barros, che ci ha guidati nel ritiroDia 26: Visita ao centro da cidade de Goias
Giorno 26: visita al centro della citta` di Goias









Missa conclusiva do retiro
Messa conclusiva del ritiro

Dia 28: despedida de meus amigos Edimar e Tita
Giorno 28: saluto ai miei amici Edimar e Tita
Dia 30: missa conclusiva do nosso curso de formacao
Giorno 30: messa conclusiva del nostro corso di aggiornamento

Dia 31: missa com o cardeal de Sao Paulo
Giorno 31: messa col cardinale di Sao Paulo
Novembro 1: visita as cascatas de Iguacu... com cedilha, claro.
Novembre 1: visita alle cascate di Iguacu.






Novembro 2: despedida de meus amigos Drika e Po Wei e familia
Novembre 2: saluto ai miei amici Drika e Po Wei e famiglia
Novembro 3: visita aos meus tios e primo no Rio de Janeiro. Nao via eles ha` 20 anos, mas vi minha tia em 1998 na minha terra
Novembre 3: visita ai miei zii e cugino. A loro due non vedevo da 20 anni, mentre lei lo vista nel 1998 al mio paese
Novembro 4: visita ao padrinho do meu pai e familia
Novembre 4: visita al padrino di mio papa` e sua famiglia
Com eles visitei a cidade de Friburgo e arredores
Con loro ho visitapo la citta` di Friburgo e intorni



Este e' o autora desta e outras esculturas de barro que estao em cima: lindissimas
Questo `e l'autore delle sculture (questa e altre) in creta: bellissime
5 Novembro: janta com meu ex-coelga em Londres, Cesar, e sua familia
5 Novembre: cena con Cesar, mio ex-compagno a Londra, e sua famiglia
6 Novembro: encontrei a irma Leonilde (direita) que esteva ca' na Coreia
6 Novembre: ho trovato suor Leonilde (destra), che `e stata qui in Corea
Almoco de aniversario da Leticia e despedida
Pranzo di compleanno di Leticia e saluto finaleE prontes... foi-se Outubro, mas ficou bem gravado na minha memoria e coracao!
Ecco, Ottobre se n'`e andato, ma `e rimasto ben fisso nella mia memoria e nel mio cuore.

No comments: