Sunday, July 30, 2006

Tou todo "picanhado"...



Domingo, 30 Julho 06

Anyong!!!

Antes de mais, explico-vos as fotos no fim deste texto, ok?
Bom, como dizem os italianos, “mamma mia, che mangiata, ragazzi!” Que traduzindo significa “minha mãe, que comezaina, pessoal!” Sim, escrevo estas linhas às 11.25h da noite e com o estômago ainda cheio de carne de vaca. É que esta manhã, após me levantar e ter celebrado a missa com as freirinhas colombianas capuchinhas aqui em casa, fui para casa da Maria Joelma, brazuca casada com um simpático coreano. Cheguei lá e estavam já outros brazucas, enquanto que os restantes foram chegando mais tarde. Ela convidou-me ontem para ir almoçar a casa dela com outros amigos. Dado que hoje não tinha trabalho extra, é claro que fui “correndo”. E que tinha pró almoço? Uma carne de vaca deliciosa, chamada pelos brazucas de picanha; um jovem que é cozinheiro num restaurante brasileiro, foi o chefe” trouxe um nacão (naco grande… não, mega! É que a carne sobrou ainda para a noite!) de carne, preparou-a, cortou-a e cozinhou-a para nós… e para ele, pois claro!
“Mamma mia, che mangiata!” A Joelma tinha preparado arroz e feijão, claro, não é tão bom quanto a nossa feijoada, mas estava muito bom na mesma. Conversámos também bastante; mais tarde chegaram 2 pastores de uma igreja protestante: um deles trabalha nas Filipinas faz 3 meses (tem com ele a mulher e 2 filhos, mas não o acompanharam nesta viagem à Coreia), enquanto que o outro veio do Brasil. Estão cá faz uma semana e estão tentando arranjar contactos para uma futura abertura de uma sede da igreja deles. Claro que não os posso ajudar, pois não sou protestante (no nosso caso, temos as dioceses para a questão de autorizações, papeladas, burocracias, etc.), mas indiquei-lhes 2 modos de conseguirem ajuda: ou através da embaixada ou contactando um pastor protestante estrangeiro que trabalhe aqui. Não sei o que farão nem como farão, mas terão de se desenrascar.
Sim, fiquei até às 9.15h da noite, pois comemos também o resto da carne que sobrou do almoço. São todos muito boa gente, simpáticos e malta porreira; dado que não há quase nenhum tuga, aproveito e desforro-me com os brazucas. Na próxima semana estamos planeando ir para uma ilha aqui perto passear a noite de sábado para domingo e fazer a missa antes de regressar; parece que haverá outro churrasco, tanto pra variar.
Pois é, com estas comezainas, o regime vai-se… Terei de entrar em regime duro no regresso da Mongólia, pois esta semana será também de algumas comezainas e visitas a vários amigos, como tal tempo pra desporto será pouquíssimo. Bom, como podeis ver, a missão nem sempre é difícil. E também não pode ser, pois mesmo Cristo passava tempo com a malta, gozando a amizade que o unia a tanta gente.

Amanhã será um dia muito diferente, pois teremos missa de manhã com alguns dos nossos benfeitores; é a missa do encontro mensal que temos com eles, encontro que é também de preparação para a peregrinação do ano que vem. Para tal, virá também um padre carmelita coreano (que irei buscar de manhã à casa deles, não longe daqui), o qual fará uma primeira conferência sobre São João da Cruz, um dos mais famosos e importantes santos espanhóis. A segunda conferência terá lugar em Setembro.
Mas amanhã ou depois dir-vos-ei mais coisas, ok?
Vou nanar, pois estou cansado. É, boa vida também cansa. Ahahahahah
Espero que estejais bem. Agosto está à porta e para quem poder gozar de ferias, os meus votos de que sejam óptimas e relaxadas.
Permanecemos unidos na amizade e na oração recíproca
Vosso mano

Anyong!

P.S. As fotos foram tiradas em Maio, na missa campal que fiz com os brazucas num parque em Seúl, ao lado do rio Han; a primeira e' da missa; na segunda estou com a Maria Joelma, enquanto que na outra estão alguns dos que mais regularmente participam na missa.

Thursday, July 27, 2006

Num dia de verao.... chuvoso



5a feira, 27 Julho 06 (parte 3)

Anyong de novo!
Começo com um aviso técnico: as fotos que colocarei não estão relacionadas com o texto, por isso no fim deste dar-vos-ei a explicação de cada uma. Bom, enquanto vos escrevo oiço não só o impecável novo CD dos Depeche Mode (uma das minhas bandas preferidas), intitulado Playing the Angel, como também a chuva que não tem parado de cair. Sim, este é o tempo dela, por isso não me posso queixar; quem se queixa são os que sofreram com as inundações, perdas de propriedade e, em certos casos mais graves, de familiares, não só aqui na Coreia, como em outros países desta Ásia Oriental: China, Japão, Taiwan, Indonésia… Se bem que as chuvas de monção sejam uma ocorrência anual, o clima tem-se deteriorado também por estas bandas do planeta, tanto que as famosas 4 estações estão cada vez mais tornando-se coisa do passado. É, a natureza, quando atacada, responde da única maneira que conhece: naturalmente!
Falando em chuva, lembrei-me de uma anedota sobre 2 alentejanos. Diz um para o outro: “Compadre, vai chover!” Responde o outro: “Vai tu!”

Bom, ontem fui entrevistar um missionário Filipino para a nossa revista; um dos artigos da mesma é dedicado a missionários estrangeiros que trabalham aqui na Coreia; a ideia é apresentar aos nossos benfeitores outros missionário, provenientes dos quatro cantos do mundo e dedicados às mais diversas actividades de evangelização e promoção humana. O de ontem é dos Missionários do Verbo Divino, está na Coreia há quase 20 anos e trabalhou desde sempre com emigrantes estrangeiros, sobretudo com filipinos. A maior parte destes emigrantes trabalha em situação de ilegalidade e, como tal, passam por experiências muito difíceis; porém, sujeitam-se a quase tudo para ganhar algo que no país dele é uma fortuna. Actualmente, o padre Eugénio está envolvido com uma casa de apoio a crianças de famílias estrangeiras em que o casal, trabalhando, necessita de um lugar onde deixar os filhos bebés ou crianças pequeninas. Actualmente, a casa que visitei acolhe 10 crianças; há também um centro de apoio (de vários tipos e serviços) aos emigrantes; o padre Eugénio faz também, serviço religioso com os emigrantes católicos, sobretudo Filipinos e Nigerianos. É um serviço fundamental e precioso; gostei muito desta experiência.
Voltei depois para casa e após uma sesta merecida, fui passear com uma cara amiga, a qual desabafou comigo sobre problemas na paróquia onde é secretária; é a mesma paróquia onde estive um ano e, como tal, somos bons amigos. Fomos até uma zona de praias (mas nada comparadas com as nossas praias, sobretudo do Algarve e arredores!) e, embora estivesse o céu carregado de nuvens prontas a descarregarem toneladas de água, pudemos dar um passeio ao longo da praia antes que o dilúvio iniciasse. Jantámos depois ali perto e tornámos a casa.
É, sei bem como harmonizar trabalho e lazer; de facto, costumo aproveitar as 4as feiras para encontrar amigos, pois não sou dos que gostam de estar sempre em casa. Felizmente, o tipo de trabalho que faço oferece-me a possibilidade de sair bastante e até de dar uns bons passeios uma vez por outra, seja para entrevistar alguém ou para um fim-de-semana missionário numa qualquer paróquia. De facto, em Setembro e Outubro farei 2 no sul da Coreia, um em cada ponta da mesma.

Quanto a hoje, passei a manhã fora de casa, apesar do dilúvio que começou de madrugada. Fui com um colega meu fazer algo que se faz só na Coreia e que é um modo legal de roubar dinheiro aos estrangeiros!!! Ou seja, fui pedir o carimbo no passaporte que me permite reentrar na Coreia após uma saída ao estrangeiro… neste caso, à Mongólia. E, claro está, paga-se bem caro! Enfim… Depois, fomos às compras ao Carrefour. Sim, também há Cerrefour aqui na Coreia, se bem que desde há uns meses a esta parte não seja mais francesa, mas coreana; vou lá de vez em quando, pois tem certos produtos europeus que só se encontram ali… tipo Nutella (chocolate para barrar; é um hábito que ganhei na Itália), lasanha, etc. Dado que o meu colega italiano está na outra comunidade (onde estive 3 anos até Setembro do ano passado), fui buscá-lo e levá-lo a casa… e aproveitei para almoçar com os meus 3 colegas que lá estão (os quais vereis numa das fotos que tentarei colocar nesta mensagem). Voltei depois para casa e fiz uma mega sesta, pois quando o tempo está de chuva a “morrinha” é muito maior!!!
E assim vou vivendo esta minha missão, ora com a revista, ora com outras coisas e pessoas. Confesso, porém, estar um pouco cansado, pois afinal 10a nos são tantos. É por isso que espero também com certa ânsia o curso de renovação, que dura 3 meses, para missionários jovens (com cerca de 10 anos de ordenação ou de profissão religiosa, no caso dos irmãos e irmãs). Parece que o organizarão o ano que vem, certamente na Itália (mas nada – data e local - está ainda confirmada) e, como tal, este vosso mano será um dos participantes. Mas… como isso é só para o ano que vem e Julho deste ano ainda não acabou, prefiro concentra-me no momento presente.
E falando em momento presente, é quase tempo de ver as notícias do dia. Colocarei as fotos (esperando conseguir) e mais tarde continuarei este meu “diário made in Internet”.
Espero-vos todos bem e desejo-vos felicidade
Unidos na amizade e oração recíproca ...

Quase me esquecia (e', tou a ficar velhote!!! eheheheh): aqui vai a legendagem das fotos.

1. Visita com nosso vice-superior geral (primeiro `a esq) e com o superior da Mongolia (terceiro) e 2 colegas meus ao templo de Pulguk, o mais famoso na Coreia. Este passeio ocorreu no fim do passado mes de maio .

2. Uma beleza coreana encontrada enquanto nesse passeio visitavamos um outro templo budista.

3. Um dos palacetes de um parque reconstruido: era um dos mais famosos parques de recreio dos imperadores coreanos nesta zona do sudeste coreano, zona da cpital do reino de Shilla (faz uns seculos que foi capital a cidade de Kyongju), onde estao os locais destas 3 primeiras fotos.

4. Nossa comunidade (falta um colombiano, que na altura estava de ferias) com o vice-geral e o superior da Mongolia. Ajoelhados, esq. para dir: Pedro Louro (tuga), Stefano Camerlengo (vice-superior geral, italiano), Jair (colombiano), Ciril (congoles) e Eugenio (espanholito). Em pe: Peter (Kenya), Giampalo (Italia), Tamrat (Etiopia), vosso mano (eu), Ernesto Viscardi (superior da Mongolia) e Diego, nosso superior aqui na Coreia.


Anyong!

Tuesday, July 25, 2006

Suspirando pelas férias (fotos)






5a feira, 27 Julho 06 - parte 2

Anyong de novo!
Pois e', espero que as fotos me saiam bem agora... Comeco a uma foto com as capas da nossa revista de Maio-Junho e Julho-Agosto.

A segunda fi=la na noite do jogo Coreia-Franca: fui ate' Seul, `a enorme praca diante da Camara Minicipal... onde se encontravam milhares de coreanos e dezenas de estranjeiros. Fioz esta foto com alguns deles e... apos uma volta para mais fotos, decidi voltar a csa, pois nao havia, literalmente, espaco para poder disfrutar do jogo com o minimo de condicoes. Nunca tinh visto um multidao tao grande de gente (ao vivo, claro). Foi uma experiencia breve, mas incrivel!!! Nao sei se voces viram algumas imagens na tv tuga obre estas mnifestacoes dos adeptos coreano, mas a verdade e' que foram famosos em todo o mundo. Imaginai que vieram turistas de varios paises de proposito `a Coreia simplesmente para participarem nestas festas de rua; infelizment, foi "sol de pouca dura", pois os coreanos merecim ter ido um pouco mais longe, obretudo porque tinham em casa e em varios paises a melhor claque do mundo!!! Disto nao tem qualquer duvida.
A terceira e a quarta sao a prova do que disse agor mesmo...A miuda da 3a ate' e' gira, nao e'? E pra quem so' estava a vender agua, estava toda "aperaltada" (esta palavra ainda se usa???) Pela 4a, podem ver que o pessoal ocupava o espaco disponivel sem deixar lugar pra mais gente. Foi incrivel mesmo.

Bom, e' 5a feira e temos um dia de chuva incessante aqui na Coreia... como tem sido os dias nteriores, se bem que na nossa zona a chuva nao tenha feito estragos... ate' agora. Os estragos tem acontecido noutras zonas da Coreia, bem como por toda a Asia Oriental, sobretudo na China onde morreram mais de 600 pessoas. Como tal, convido-vos a rezarem ca' pela gente, pois de ca' rezamos tambem por voces que estao suportando temperaturas elevadissimas, certo? Bom, mais tarde escreveri outra mensagem, ok?

Fiquem bem e ate mais logo.

Anyong!!!

Suspirando pelas férias



3a feira, 25 Julho 06

Anyong!
Acabei de jantar e antes de ver as notícias, quero escrever hoje um pouco mais cedo, pois não quero repetir a dose de ontem: dado que vos escrevi até tarde, acabei por ter uma dor de cabeça que me despertou às 3.30h da manhã! Assim, tomei um comprimido e retomei o sono; felizmente, dado que não tinha missa de manhã, pude dormir até mais tarde. A dor foi-se em pouco tempo; creio que não estava somente associada ao facto de ter estado na net até tarde, mas também porque estou terminando os textos da revista e, como tal, costume ter uma dorzita cada 2 meses, pois é este o ritmo de saída da revista. E, chamo isto de "acumulacao de cansaco".
Bom, consultei esta manhã um guia da Coreia e encontrei os nomes do templo e do Buda deitado, dos quais vos falei ontem. Assim, o templo chama-se Aujong e pertence ao budismo do Nirvana (uma das muitas correntes do Budismo). Quanto à estátua do Buda deitado, chama-se Wabul, tem 3m de altura por 12 de comprimento e, sendo esculpida num só tronco de árvore, é verdadeiramente notável… tanto que está no livro do Guiness como senso a estátua do Buda deitado maior do mundo! Deixo-vos mais duas fotos que fiz lá…

Esta 3a feira foi, até agora, bastante preenchida; de manhã consegui finalmente escrever o editorial da revista (número de Setembro-Outubro), pois tenho andado sem inspiração para o escrever; socorri-me de um texto que me enviou uma amiga brasileira à tempos atrás. Na foto, estão os números de Maio-Junho e Julho-Agosto. As capas são dedicadas a povos vários deste nosso mundo, como forma de ajudar os coreanos a alargarem os horizontes e, ao mesmo tempo, a visão que têm sobre o mundo e outros povos e culturas. De facto, este é um dos objectivos da nossa revista missionária. Preparei depois a aula de estudo bíblico, a qual teve lugar às 2h da tarde!!! Sim, uma hora nada propícia para estudos (sejam eles quais forem), mas infelizmente não é possível fazê-lo a outra hora. Terminei hoje a meditação do tema “Bíblia e Eucaristia”. Desenvolvi-o em 3 sessões de uma hora cada e… ainda bem que a próxima sessão só acontecerá em Setembro, se Deus quiser. Sim, dado que iremos de ferias à Mongólia, em Agosto não haverá estudo da bíblia. Faz anos que o levamos por diante; eu comecei a fazê-lo há alguns anos e desde Junho deste ano o meu colega tuga, Pedro Louro, tem feito comigo: fazemos um tema cada um até ao final deste ano. Veremos depois como fazer no próximo ano, mas por agora fazemos o estudo por temas: ele fez “Bíblia e Maria” e eu este da Eucaristia; em Setembro retomarei com o tema da confissão e assim por diante. Fazemos um tema por mês, mas na última 3ª feira do mês não há, pois cada última 2a feira do mês é dedicada ao encontro do benfeitores, o qual tem por tema a preparação da peregrinação a Espanha e Portugal do próximo ano. Esta preparação consiste no estudo de vários santos espanhóis, pois quando formos a Espanha iremos visitar precisamente os locais a eles associados… e como Portugal fica mesmo ali ao lado, daremos um salto a Fátima e Lisboa. Falando em saltos, daremos também um a Lourdes, pois também fica ali ao lado, do outro lado. Na próxima 2ª feira, 31, o santo que será abordado é São João da Cruz e virá apresentá-lo um padre coreano dos Carmelitanos. Cada santo é apresentado em duas sessões de uma hora cada, por isso é uma coisa simples mas que ajuda a ter uma ideia da vida e espiritualidade de cada um.
O objectivo desta formação é, claro, a de ajudar os nossos benfeitores a enriquecerem-se com a experiência que os santos fizeram e, claro está, fazer da peregrinação não só um passeio turista, mas sobretudo uma forte e profunda experiência de fé. Esta peregrinação está programada para a segunda metade de Maio de 2007 e irei eu a acompanhar o grupo; não sabemos ainda quantos irão, mas serão ou 30 ou 45. A ver vamos, pois irá quem tiver participado activa e regularmente nos encontros de formação.

Contava ir fazer um pouco de exercício físico depois do curso bíblico, mas a humidade que se faz sentir é muito alta; assim, fá-lo-ei depois de ver as notícias das 9h da noite. É estou a precisar de retomar o exercício, pois andar ocupado não é desculpa… e eu sou óptimo a inventar desculpas! Preciso de abater um pouco, senão na Mongólia quando montar a cavalo o bicho ficará de rastos, até porque são de estatura pequena… tipo póneis. Vai ser giro, vai. Coitado do animal que me calhar em sorte!!! Poderei é fazer luta mongola, uma espécie de sumo local. eheheheh De facto, o nosso colega Ernesto, superior dos nossos missionários que trabalham na Mongólia, vendo o meu peso e medida, disse que eu servia era para isso mesmo!
É sim, estou suspirando pelas ferias, pois ando cansado e a precisar mesmo de um intervalo. Mudar de ambiente, encontrar outras pessoas, outras realidades será óptimo, sem dúvida. E logo para mim que adoro viajar. Mas, certo, esta visita à Mongólia não será só para prazer: faremos um retiro de 5 dias, orientado por um teólogo que virá de Roma; partilharemos e analisaremos também as nossas experiências de missão, as quais são muito diferentes. Basta pensar que a Igreja Católica chegou à Mongólia somente à 14 anos atrás e, como tal, está tudo ainda por fazer. Os fiéis são cerca de 250, há uma só paróquia (cujo pároco é coreano) e os nossos missionários estão também colaborando em várias actividades de preparação (de livros, liturgia, etc), instrução e animação religiosa e missionária das pessoas. Enfim, será uma experiência muito interessante, estou certo. Visitaremos também partes da Mongólia, capital incluída, bem como o local onde os nossos colegas da Consolata iniciarão uma nova presença missionária.

Bom, basta por hoje. Colocarei as fotos para ilustrar o texto. Como sabeis, a fotografia é dos meus passatempos preferidos e, assim, com este blog posso partilhar algumas das minhas melhores fotos com todos vós. Agradeço a duas caras amigas que me enviaram as suas impressões sobre este meu blog. Bem hajam e continuem; quanto aos demais amigos, o convite continua no ar…
Ficai bem, ficai com o nosso Amigão
Até mais logo.

P.S. Infelizmente, nao consigo carregar e inserir as fotos; nao sei o que se passa, mas tentarei e esperarei que ao menos esata "porcaria" de computador me faca a insercao do texto. Para as fotos, verei se consigo coloca-las amanha, ok?


Anyong!

Monday, July 24, 2006

Visita ao Buda deitado

Yokkok, 24 julho 06

Anyong!
Antes que me esqueca, so' um conselho para que possais tirar partido das fotos que coloco aqui: basta carregar em cima delas para se obter uma visao do tamanho original.
Bom, apos um fim-de-semana bastante cansativo, eis que hoje passei um dia bem relaxado com os meus colegas. Sim, visitamos um Buda famoso por ser enorme e estar deitado, mas ja' la' vou. Hoje coloco fotos em que saio tambem, para que me vejais. Comeco por uma que tirei com as minhas amigas freirinhas de Paran, das quais vos falei antes. Aqui vai ela...

Apos as ter deixado, passei na sede da nossa diocese para comprar vinho de missa; fui depois `a paroquia onde iniciei o servico de ajudar aos fins-de-semana, em setembro de 1997. Chama-se Pupyong 2 Dong e fui la' porque esta' de ferias um jovem padre missionario do Verbo Divino. Conheci-o em 1998, quando era ainda seminarista; trabalha faz quase 4 anos na Papua Nova Guine, mas antes de ser ordenado tinha ja' la' trabalhado 2 anos (experiencia de missao). Assim, falou-me da sua experiencia, nada facil, mas muito fascinante. Trabalha como paroco e a maior parte dos parroquianos sao indigenas. Esta entrevista saira' no ultimo numero deste ano da nossa revista. Apos o trabalho... veio o prazer: uma senhora da paroquia convidou-nos para um otimo almoco, juntamente com a secretaria. Comi que nem um abade e meio, tanto que depois a janta... nao foi janta, mas um snack. Vim a casa e descansei um pouco antes de sair para a paroquia de Ilshing Dong, onde celebrei a missa das 7h; antes de regressar a casa, encontrei uma amiga e fa com quem falei bastante; gostei imenso, pois e' uma oportunidade de conhecer alguem mais profundamente e de condividir o dom da amizade. Trocr experiencias, dar e receber conselhos e encontrar Deus nestas relacoes de amizade e' um dos elementos que mais me fascina neste meu ser missionario. Sim, tambem aqui na Coreia tenho a possibilidade de me dar e de receber Deus atraves de pessoas simplesmente INCRIVEIS!!!

Bom, ontem de manha cedissimo, 5.30h da madrugada, sai de novo para Ilshing Dong: fiz a missa das 6.30h (infelizmente, os coreanos gostam de madrugar!!!), bem como a das 7h da tarde; a principal, `as 10.30h, celebrou-a o paroco, mas eu fiz a homilia. Nesta, falo sempre da missao de Cristo, que depois se torna missao dos discipulos e da Igreja, ate' chegar a falar da missao de cada cristao como discipulo e missionario. Termino depois falando do nosso Instituto, tambem do que fazemos aqui na Coreia e apresento a revista, pois a cada fiel damos um exemplar quando entram na igreja, juntamente com a folhinha da missa. Tento convence-los a tornarem-se nossos colaboradores e benfeitores e, ate hoje, a media tem sido muito boa. Claro, depende tambem do numero de fieis e do tamanho da paroquia; mas ser estrangeiro e' uma vantagem e, claro, um mensagem diferente, uma voz fdiferente e um estilo diferente sao sempre bem-vindos pelos fieis. Mas nesta paroquia apanhei um susto: na missa de sabado `a tarde... so' uma pessoa se registou!!! Como no domingo haveriam so' 3 missas e nao 4 como em quase todas as paroquias, receei fazer poucas assinaturas. Mas ao fim do dia agradeci o nosso Buddy Jesus, pois la' me ajudou a conseguir 51 novos benfeitores!!! E', deixei faz tempo de confiar nas minhas forcas e de deixar que seja Ele a fazer o trabalho: eu sou apenas um instrumento nas suas maos! E, claro, os resultados sao muito melhores! No almoco de ontem, outra comezaina mega: convidou-nos, a mim, ao paroco e a um semina nosso, o responsavel leigo da paroquia.
Como e' cansativo fazer estes fins-de-semana missionarios (sobretudo porque repetir a mesma homilia 4 ou 5 veses e' muito puxado, pois e' sempre em coreano!!!), geralmente chego a casa arrebentado e no dia seguinte descanso bastante. Felizmente, o proximo sera' no ultimo fim-de-semana de agosto, apos a nossa visita `a Mongolia.
Mas hoje nao deu pra descansar muito pois tive missa na capela das irmas do hospital da Sagrada Familia aqui perto de nos... `as 6.25h da madrugada!!! E como ontem `a noite vi um filme ate' `a meia noite, podeis imaginar os meus olhos e expressao facial pela manha... eheheheheh Sim, sei que deveria dormir cedo, mas como goste de cinema e nao e' que veja muitos filmes ultimamente, la' disfrutei do filme "Aliens 4". Fazemos esta missa todas as 2as feiras, um `a vez... e hoje tocou a mim! Felizmente, a missa e' "seca", ou seja, sem homilia, pois as freirinhas trabalham no hospital e no lar de idosos e, como tal, nao tem tempo a perder.

Mas depois voltei para casa e dormi mais um pouco; sai depois com alguns colegas meus para a zona de Yongin (fica a sul de Seul, a 2 horas daqui), onde fomos visitar um templo famoso pelo Buda recostado e por um cabeca mega de Buda; nao me lembro do nome, mas fiz varias fotos e aqui vao algumas delas. Tambem fiz algumas a flores, um dos meus passatempos favoritos... Espero que gosteis. A primeira foto foi tirada `a porta do restaurante onde almocamos, antes de visitar o templo. Estou com alguns colegas meus, incluindo o outro tuga, Pedro Louro (3a a contar da esq.a). `A entrada do espaco do templo, ha' uma cabeca enorme de um Buda (ver foto), com um pequeno lago `a frente.
No pavilhao central deste templo, existe uma exposicao com varias estatuas de Buda recolhidas em varios paises ( foto em que estou `a frente de uma entrada). Foi muito bom, pois era um templo diferente do habitual, ate' porque o ramo do Budismo ao qual o templo pertence nao e' o da ordem de Choghye, a principal e maior ordem do budismo na Coreia. Numa gruta, encontra-se o tal Buda deitado; pensava que seria maior, mas depois que um colega meu disse que a estatua era de uma so' peca, constatei que era de facto enorme... precisamente por ser de um tronco de arvore mega!!! Melhor, creio que era de madeira, pois nao cheguei a toca-lo.
A razao do passeio de hoje tem a ver com o facto de que sempre que um mes tem 5 2as feiras, aproveitamos para um passeio por perto, de modo a relaxar e a gozarmos da companhia uns dos outros num ambiente diferente do habitual, mais relaxado. Fazem muito bem, sem duvida. Regressamos depois a casa e `a tardinha fizemo um churassquito na nossa comunidade dedicada ao Dialogo com outras religioes, casa onde vivi nos passados 3 anos (antes das minhas ferias do ano passado). Regressei `a casa central, aqui em Yokkok, precisamente apos as ferias do ano paassado.
Bom, vou ento colocar algumas fotos aqui e vou descansar, pois amanha tenho curso de biblia com alguns benfeitores nossos... mas disto vos falarei amanha.
Espero que estejais todos bem. Como podeis ver, eu estou otimo e vivendo esta minha aventura asiatica com muito entusiasmo, se bem que por vezes cansado e "aborrecido" pela rotina... Mas isto pass-se com toda a gente, pois claro. Mas como todos se queixam e eu nao sou diferente... eheheheheh

Bom, deixo-vos com mais 2 fotos minhas : a da flor foi feita fora do restaurante de hoje. Nao sei o nome, mas como e' muito viva e colorida, nao podia deixar de a fotografar.

A segunda e' uma tentativa ou experimento, o qual saiu bastante bem. Como havia pouca luz dentro, estes candeeiros originais criavam um efeito muito impecavel, o qual pude registar com a maquina fotografica. Gosto imenso do contraste luz-escuro... Mais uma vez, espero que gosteis.

Certo, este meu blog-diario esta' disponivel a receber comentarios, observacoes ou outro tipo de reaccoes que me possam ajudar. Mais do que qualquer outro objectivo, quero estar mais junto de vos atraves da partilha do que vivo por ca; assim, ficais a conhecer-me melhor. O meu lema de vida e' precisamente baseado na PARTILHA. Sois pra mim "pecas fundamentais do meu puzzle da FELICIDADE" e, como tal, esta partilha e' tambem um modo simples e profundo de vos agradecer, do fundo do coracao, pela vossa presenca na minha vida.

Bom, vou entao ate' ao "vale dos lencois". Ficai bem, ficai com Deus e ate' mais. Um abracao deste vosso mano

ANYONG!!!

Friday, July 21, 2006

Bendito sou eu entre as mulheres

Paran, sabado 22 Julho, 00.10h

Caros amigos:
Ola'. Ou melhor... Anyong!!!
Pois e', entrei na net ontem, mas ja' e' sabado, ou seja, ta' na hora de ir nanar, pois as ovelhas estao ja' impacientes, `a espera de serem contadas. Mas como sou do signo Carneiro, nao se irao embora... sem mim!!! eheheheh
Bom, o porque do titulo desta partilha tem a ver com o facto de ontem, 6a feira 21, ter passado o dia com freiras. Na 5a `a noite, recebi uma chamada de uma amiga freririnha, perguntando-me sobre o porque do meu longo silencio (fazia meses que nao comunicava) e, conversa daqui e dali, chegamos a combinar uma saida ontem de manha, para ir ao cinema e comer uma pizza. Mais: eu iria conhecer uma colega dela. E assim foi: dado que os textos do proximo numero da nossa revista estao quase todos prontos, pude ir desfrutar da amizade delas. Porem, o filme, coreano, deu-me um sono dos diabos, ate' porque nao consegui entender metade sequer (mas entendi quase tudo, pelo contexto); depois, um salto `a Pizza Hut para tachar e falar por quase duas horas. Ficou a promessa de as rever depois do regresso da Mongolia; dado que sao tambem religiosas missionarias, ficaram curiosas quando lhes disse que alguns de nos iriam visitar aquele pais; assim, depois terei de lhes mostrar as fotos. A freirinha minha conhecida `e dos tempos em que eu morava noutra comunidade e todas as 6a feiras ia fazer a missa em ingles (mas com homilia em coreano, pois elas dominavam pouco o ingles) com as novicas da congregacao delas. Assim, esta, Serafina, ficou amiga minha: encontrei-a varias vezes nos anos seguintes e ontem convidou uma colega sua, a qual e' tambem muito simpatica. Foi de facto, uma bela surpresa e um otimo encontro de amigos. E', o nosso Buddy nao para de me surpreender, pois nao estava nada `a espera de algo assim.
Este e' mais um dos motivos pelos quais nunca peco nada pra mim, so' para os outros, pois sei que Ele me concedera' muito mais do que eu poderia pedir. Votei depois para casa e tive so' tempo de me arranjar e sair de novo, nao de metro mas de carro, para vir para esta comunidade de freirinhas de onde vos escrevo. Ja' vos falei delas ontem, por isso so' vos digo que a pasta estava otima e que, ao contrario do que eu pensava, tive de confessar 4 das 6 presentes. E', dado que em agosto muitos vao de ferias, padrecos incluidos, aproveitaram a minha visit pra se reconciliarem com Deus.
Depois, vimos a divertida comedia "Fun with Dick and Jane", com o hilariante e um dos meus preferidos Jim Carrey. Como e' 6a feira e elas queriam desforra de videos, vimos um 2o, mas so' 3 resistiram ate' ao fim; era de lobisomens e vampiros, tambem um dos meus temas preferidos, caso nao saibais...
E prontes: antes de ir contar edespachar o gado queria escrever estas linhas e aconmpanha-las com esta foto que encontrei na net, pois adoro humor.
Espero que estejais todos bem; eu estou otimo, pois tal como Nossa Senhora... sou bendito entre as mulheres. Quanto ao fruto do "meu ventre", terei mais tarde pela frente um fim-de-semana missionario numa paroquia d nossa diocese, mas disso falar-vos-ei mais logo.
Um abracao e "anyong" (sim, usa-se no principio e no fim de um encontro entre pessoas, tal como o "Ciao" italiano).

Wednesday, July 19, 2006

Ao som dos ciganos

Ola, bom dia a todos, meus caros amigos.
Sim, estou escrevendo ao som das melhores cancoes dos Gipsy Kings,
um ritmo bem mexido e que alegra ainda mais este dia cheio de sol.
De facto, este dia amanheceu com um sol espectacular, o qual fez esquecer a chuva que tem cido incessantemente nos ultimos dias. De facto, a chuva, tipica desta epoca de chuvas de moncao, tem feito estragos enormes em muitas zonas da Corei, capital incluida. Morreram algumas pessoas e varias encontram-se ainda desaparecidas. Estai descansados, pois ca' em casa e arredores esta' tudo bem; nao sofremos qualquer transtorno, gracas a Deus. E que dizer da Indonesia, onde na ilha de Java um tsunami fez ja' mais de 300 mortos e espalhou dor, destruicao, desepero e dor? Tambem na China, Japao, India e outros paises da Asia as chuvas tem feito danos irreparaveis. Um tem necessariamente de se perguntar: "Mas... e porque?" Bom, nao creio que Deus seja chamado `a questao, pois ainda ontem lia que nao indonesia as autoridaddes ignoraram avisos relativos ao marmoto que causou este novo tsunami. E tanto se fala do famoso "efeito de estufa", mas a verdade e' que continuamos a destruir lentamente este nosso planeta e, claro esta', a natureza responde quando e' atacada!
Ao mesmo tempo, tudo isto me faz pensar no misterio da vida, bem como na sua fragilidade. Por isso, penso tambem no dever de viver a vida com mais empenho e zelo,
pois nao conhecemos o dia de amanha. Como tal, viver cada dia como um dom, como uma oportunidade mais para amar e ser amado, para me dar e partilhar com os outros e' nao so' um prazer, mas uma obrigacao! Assim, partilho convosco esta foto que fiz `a dias, durante um passeio num parque muito bonito, numa zona d Coreia que foi em tempos capital do reino de Pekje. Por vezes, basta para um pouco e olhar `a nossa volta para descobrir Deus que nos fala, por exemplo, atraves de uma simples flor. No meio de outras, uma flor perde-se e nao deixa de ser mais uma flor; mas quando ela e' observada e contemplada individualment, parece ganhar uma outra forma e beleza. Creio que isso se passa connosco mesmo: Deus ama-nos a cada um, tal como somos. Para ele, somos nao uma flor no meio de tntas, mas unicos, irrepetiveis. Creio que um dos desafios do amor e' precisamente este: de olhrmos o nosso amigo como unico, nao como "mais um". Esta e' uma das razoes deste meu blog, pois assim posso dar-me mais profundamente a cada um de voces.
Falando em parar, na semana passada estive no sudoeste da Coreia, na cidade de Pusan, por varios motivos: para fazer uma missa com benfeitores nossos daquela zona, para estar com um casal amigo meu (ela fala portugues, ele nao e tem 2 filhotes lindissimos, o rapaz com quase 3 anos e a bebe' com 1 ano e pouco) e para encontrar uns amigos brazileros, incluindo uma que conheci pela priomeira vez e que mora naquela cidade. Tambem proveitei para descansar um pouco e para parar, ou seja, para ver como tenho vivido eu estes ultimos tempos.
Destaco a reflexao que fiz no dia 14, pois nesse dia estava celebrando 10 anos de sacerdocio! Ou seja, fui ordenado padreco faz ja' 10 anos!!!
Mamma mia, como passa o tempo. Descobri-me nao so' mais velho e maduro, mas tambem mais amado pelo nosso Buddy (=Jesus), pois tem sido simplesmente impecavel para comigo.
Amo esta missao, amo este pais, tenho uma comunidade de colegas porreira, amigos incriveis e sinto-me bem, integrado neste contexto e com a possibilidade de fazer experiencias nao so' interessantes, como profundas de fe', de amizade, de partilha...
Amadurecer e' uma experiencia muito interessante, nao so' porque um avanca nos ano, mas porque vai descobrindo tantas coisas que nao estao escritas em livro algum. Nao, nao vos preocupeis que nao estou virando intelectual (como o gato desta foto ao lado - que encontrei na Internet e que adoro imenso, pois esta' o maximo, verdade?)
Foi isto mesmo que fiz ontem, apos a missa num convento de freirinhas (Irmas de Notre Dame): sao coreanas, mas uma vez por semana fazem a missa em ingles. Assim, e' tudo em ingles, excepto a homilia: faco-a em ingles e coreano, em simultaneo. Depois, janto sempre com elas, mas costumo faze-lo com as mais velhas; mas ontem as novicas convidaram-me para jantar com elas (sim, sao varias comunidades, mas na missa estao todas juntas) e adorei, pois sendo novicas e mais jovens, sao mais despertas, curiosas, atrevidas (no bom sentido, claro) e menos formais. Assim, fizeram-me bastantes perguntas e divertimo-nos bastante, pois por vezes respondia de modo inesperada para elas; e' que conhecendo a cultura e mentalidade deles, e' facil saber como "escandaliza-los" e "gozar com eles" (sempre no bom sentido). Sendo elastambem religiosas e missionarias, partilhei com elas elementos da minha experiencia, pois afinal ja' levo alguns anitos nestas andancas. Tambem na missa costumo ser relaxado, tentando criar um ambiente familiar, de amigos. E creio estar a consegui-lo, pois o convite para jantar com elas nasceu precisamente deste ambiente. Sabeis muito bem que sou alergico a formalismos e, como tal, creio ser esta uma das minhas "armas" masi eficazes tambem aqui na Coreia.
Continuando com freirinhas, amanha irei visitr uma outra congregacao, `as quais costumo fazer uma reflexao mensal para o retiro delas; mas como a vida nao e' so' rezar, costumo levar um ou 2 video para vermos juntos. Assim, sou guia espiritual e... ludico! eheheheeheh Quase todas falam italiano, pois estudaram na Italia e algumas sabem cozinhar spaghetti e outras delicias italianas; assim, estragam-me com mimos... ou melhor, deixo-me estragar, pois faz bem de vez em quando comer uma comidinha diferente. Nao que a a comida coreana nao seja boa, bem pelo contrario. Mas de vez em quando matar saudades e' otimo!!!
Mas, como vos dizia antes, o meu ser informal e por as pessoas `a vontade tem dado muitos bons frutos: um deles e' precisamente o facto de amanha ir visitar estas freirinhas... mesmo que nao haja retiro ( ou seja, este mes elas fazem-no individualmente), pois insistiram que eu fosse na mesma, seja para vermos mais um video, seja para estarmos juntos em ambiente de familia. E' que elas aproveitam tambem para desabafar de vez em quando comigo ou com outros colegas meus, pois somos mais acessiveis, no sentido em que com muitos padres coreanos, por causa do formalismo carateristio desta sociedade, nao e' facil estabelecer uma relacao de amizade, que ofereca a possibilidade de uma partilha de vida mais profunda. Ha' que ter em conta tambem o facto de quase todas terem vivido em Italia e, como tal, conhecerem a nossa cultura e mentalidade; como tal, sentem-se mais `a vontade connosco. Claro, tambem elas sao um pouco diferentes das freirinhas normais, precisamente por terem uma experiencia diferente; parece que nao, mas viver no estrangeiro oferece aos coreanos a possibilidade nao so' de conhecerem outras culturas e mentalidades, mas de se confrontarem com a sua propria cultura e de redimensionarem ou relativizaram certos aspectos da mesma.
Mas e' obvio que isto acontece tambem connosco, estrangeiros: chegamos ca' na Coreia e, contactando com as pessoas, vamos conhecendop outras formas de estar na vida, de pensar a vida e mesmo de nos relacionrmos com Deus, pois missionario nao e' so' aquele que da', mas que recebe. Sobretudo, e' aquele que recebe... Falando ainda sobre estas freirinhas: elas tem uma creche e, como tal, sempre que la' vou aproveito para estar com os miuditos, que sao lindos! `A uns anos tras, quando nao estava tao ocupado porque dominava menos a lingua, costuma la' ir todos os meses e ficava por 2 ou 3 dias, de modo a estar tambem com as criaturas mais lindas de Deus: estes miudito. Deixo-vos uma foto minha de uma destas criancas, que e' tambem uma das minhas preferidas. Elas sao, no meu ver, outra forma de apreciar o amor e a beleza de Deus.
Assim, sempre que tenho tempo aproveito para estar com elas e... ser crianca com elas. Antigamente, eu costuma levar uma t-shirt com a cara de um tigre; assim, alguns dos mais velhos que ainda se lembram dela chama-me "Sr Tigre".

Bom, acho que e' melhor eu ficar por aqui, senao ainda adormeceis! E como para nao adormcer faz sempre bem um cafe, vou tomar a minha bica, habito que criei desde o meu regresso `a Coreia no passado mes de Setembro. E' que antes estive 3 anos noutra comunidade e la' o habito era toma-lo de manha cedo, apos levantar-me; mas aqui como costumamos levantar muito cedo, so' o tomo a meio da manha, pois todos os minutos matinais sao preciosos e necessarios para dormir mais um pouquinho!!! Falando em dormir, despeco-me com mais uma foto encontrada na Net...

Bom, a razao pela qual escrevi tanto hoje deve-se ao facto de fazer um trabalho que me faz patrao e empregado ao mesmo tempo: dado que faco a revista,m entre outras actividades, posso dipor do tempo como bem entender. Assim, dado que o material do proximo numero esta' quase concluido, hoje e' um dia mais relaxado e, como tal, posso dispor de um pouco mais de tempo para me partilhar com voces.
Ficai bem, que o nosso Buddy vos abencoe e que possais gozar e disfrutar este dom imenso que e' a VIDA!!!
Anyong... (=Adeus)



Vamos ver o que isto da'


Ola, pessoal!
Sim, a exemplo de um colega meu, tambem ele missionario da Consolata, decidi aventurar-me nestas coisas de blogs e companhia. Hoje escrevo pouco, pois e' tarde aqui na Coreia e amanha tenho um missa cedo...
Antes de ir nanar, coloco uma foto das minhas preferidas. Nao, nao e' de minha autoria, mas as minhas irao ser colocadas em devida altura.
Bom, fico por aqui... curioso por saber como isto ira' sair.
Um abracao
Como dizemos por estas bandas, " jal isso' "
ou seja, "fiquem bem"!