Wednesday, July 19, 2006

Ao som dos ciganos

Ola, bom dia a todos, meus caros amigos.
Sim, estou escrevendo ao som das melhores cancoes dos Gipsy Kings,
um ritmo bem mexido e que alegra ainda mais este dia cheio de sol.
De facto, este dia amanheceu com um sol espectacular, o qual fez esquecer a chuva que tem cido incessantemente nos ultimos dias. De facto, a chuva, tipica desta epoca de chuvas de moncao, tem feito estragos enormes em muitas zonas da Corei, capital incluida. Morreram algumas pessoas e varias encontram-se ainda desaparecidas. Estai descansados, pois ca' em casa e arredores esta' tudo bem; nao sofremos qualquer transtorno, gracas a Deus. E que dizer da Indonesia, onde na ilha de Java um tsunami fez ja' mais de 300 mortos e espalhou dor, destruicao, desepero e dor? Tambem na China, Japao, India e outros paises da Asia as chuvas tem feito danos irreparaveis. Um tem necessariamente de se perguntar: "Mas... e porque?" Bom, nao creio que Deus seja chamado `a questao, pois ainda ontem lia que nao indonesia as autoridaddes ignoraram avisos relativos ao marmoto que causou este novo tsunami. E tanto se fala do famoso "efeito de estufa", mas a verdade e' que continuamos a destruir lentamente este nosso planeta e, claro esta', a natureza responde quando e' atacada!
Ao mesmo tempo, tudo isto me faz pensar no misterio da vida, bem como na sua fragilidade. Por isso, penso tambem no dever de viver a vida com mais empenho e zelo,
pois nao conhecemos o dia de amanha. Como tal, viver cada dia como um dom, como uma oportunidade mais para amar e ser amado, para me dar e partilhar com os outros e' nao so' um prazer, mas uma obrigacao! Assim, partilho convosco esta foto que fiz `a dias, durante um passeio num parque muito bonito, numa zona d Coreia que foi em tempos capital do reino de Pekje. Por vezes, basta para um pouco e olhar `a nossa volta para descobrir Deus que nos fala, por exemplo, atraves de uma simples flor. No meio de outras, uma flor perde-se e nao deixa de ser mais uma flor; mas quando ela e' observada e contemplada individualment, parece ganhar uma outra forma e beleza. Creio que isso se passa connosco mesmo: Deus ama-nos a cada um, tal como somos. Para ele, somos nao uma flor no meio de tntas, mas unicos, irrepetiveis. Creio que um dos desafios do amor e' precisamente este: de olhrmos o nosso amigo como unico, nao como "mais um". Esta e' uma das razoes deste meu blog, pois assim posso dar-me mais profundamente a cada um de voces.
Falando em parar, na semana passada estive no sudoeste da Coreia, na cidade de Pusan, por varios motivos: para fazer uma missa com benfeitores nossos daquela zona, para estar com um casal amigo meu (ela fala portugues, ele nao e tem 2 filhotes lindissimos, o rapaz com quase 3 anos e a bebe' com 1 ano e pouco) e para encontrar uns amigos brazileros, incluindo uma que conheci pela priomeira vez e que mora naquela cidade. Tambem proveitei para descansar um pouco e para parar, ou seja, para ver como tenho vivido eu estes ultimos tempos.
Destaco a reflexao que fiz no dia 14, pois nesse dia estava celebrando 10 anos de sacerdocio! Ou seja, fui ordenado padreco faz ja' 10 anos!!!
Mamma mia, como passa o tempo. Descobri-me nao so' mais velho e maduro, mas tambem mais amado pelo nosso Buddy (=Jesus), pois tem sido simplesmente impecavel para comigo.
Amo esta missao, amo este pais, tenho uma comunidade de colegas porreira, amigos incriveis e sinto-me bem, integrado neste contexto e com a possibilidade de fazer experiencias nao so' interessantes, como profundas de fe', de amizade, de partilha...
Amadurecer e' uma experiencia muito interessante, nao so' porque um avanca nos ano, mas porque vai descobrindo tantas coisas que nao estao escritas em livro algum. Nao, nao vos preocupeis que nao estou virando intelectual (como o gato desta foto ao lado - que encontrei na Internet e que adoro imenso, pois esta' o maximo, verdade?)
Foi isto mesmo que fiz ontem, apos a missa num convento de freirinhas (Irmas de Notre Dame): sao coreanas, mas uma vez por semana fazem a missa em ingles. Assim, e' tudo em ingles, excepto a homilia: faco-a em ingles e coreano, em simultaneo. Depois, janto sempre com elas, mas costumo faze-lo com as mais velhas; mas ontem as novicas convidaram-me para jantar com elas (sim, sao varias comunidades, mas na missa estao todas juntas) e adorei, pois sendo novicas e mais jovens, sao mais despertas, curiosas, atrevidas (no bom sentido, claro) e menos formais. Assim, fizeram-me bastantes perguntas e divertimo-nos bastante, pois por vezes respondia de modo inesperada para elas; e' que conhecendo a cultura e mentalidade deles, e' facil saber como "escandaliza-los" e "gozar com eles" (sempre no bom sentido). Sendo elastambem religiosas e missionarias, partilhei com elas elementos da minha experiencia, pois afinal ja' levo alguns anitos nestas andancas. Tambem na missa costumo ser relaxado, tentando criar um ambiente familiar, de amigos. E creio estar a consegui-lo, pois o convite para jantar com elas nasceu precisamente deste ambiente. Sabeis muito bem que sou alergico a formalismos e, como tal, creio ser esta uma das minhas "armas" masi eficazes tambem aqui na Coreia.
Continuando com freirinhas, amanha irei visitr uma outra congregacao, `as quais costumo fazer uma reflexao mensal para o retiro delas; mas como a vida nao e' so' rezar, costumo levar um ou 2 video para vermos juntos. Assim, sou guia espiritual e... ludico! eheheheeheh Quase todas falam italiano, pois estudaram na Italia e algumas sabem cozinhar spaghetti e outras delicias italianas; assim, estragam-me com mimos... ou melhor, deixo-me estragar, pois faz bem de vez em quando comer uma comidinha diferente. Nao que a a comida coreana nao seja boa, bem pelo contrario. Mas de vez em quando matar saudades e' otimo!!!
Mas, como vos dizia antes, o meu ser informal e por as pessoas `a vontade tem dado muitos bons frutos: um deles e' precisamente o facto de amanha ir visitar estas freirinhas... mesmo que nao haja retiro ( ou seja, este mes elas fazem-no individualmente), pois insistiram que eu fosse na mesma, seja para vermos mais um video, seja para estarmos juntos em ambiente de familia. E' que elas aproveitam tambem para desabafar de vez em quando comigo ou com outros colegas meus, pois somos mais acessiveis, no sentido em que com muitos padres coreanos, por causa do formalismo carateristio desta sociedade, nao e' facil estabelecer uma relacao de amizade, que ofereca a possibilidade de uma partilha de vida mais profunda. Ha' que ter em conta tambem o facto de quase todas terem vivido em Italia e, como tal, conhecerem a nossa cultura e mentalidade; como tal, sentem-se mais `a vontade connosco. Claro, tambem elas sao um pouco diferentes das freirinhas normais, precisamente por terem uma experiencia diferente; parece que nao, mas viver no estrangeiro oferece aos coreanos a possibilidade nao so' de conhecerem outras culturas e mentalidades, mas de se confrontarem com a sua propria cultura e de redimensionarem ou relativizaram certos aspectos da mesma.
Mas e' obvio que isto acontece tambem connosco, estrangeiros: chegamos ca' na Coreia e, contactando com as pessoas, vamos conhecendop outras formas de estar na vida, de pensar a vida e mesmo de nos relacionrmos com Deus, pois missionario nao e' so' aquele que da', mas que recebe. Sobretudo, e' aquele que recebe... Falando ainda sobre estas freirinhas: elas tem uma creche e, como tal, sempre que la' vou aproveito para estar com os miuditos, que sao lindos! `A uns anos tras, quando nao estava tao ocupado porque dominava menos a lingua, costuma la' ir todos os meses e ficava por 2 ou 3 dias, de modo a estar tambem com as criaturas mais lindas de Deus: estes miudito. Deixo-vos uma foto minha de uma destas criancas, que e' tambem uma das minhas preferidas. Elas sao, no meu ver, outra forma de apreciar o amor e a beleza de Deus.
Assim, sempre que tenho tempo aproveito para estar com elas e... ser crianca com elas. Antigamente, eu costuma levar uma t-shirt com a cara de um tigre; assim, alguns dos mais velhos que ainda se lembram dela chama-me "Sr Tigre".

Bom, acho que e' melhor eu ficar por aqui, senao ainda adormeceis! E como para nao adormcer faz sempre bem um cafe, vou tomar a minha bica, habito que criei desde o meu regresso `a Coreia no passado mes de Setembro. E' que antes estive 3 anos noutra comunidade e la' o habito era toma-lo de manha cedo, apos levantar-me; mas aqui como costumamos levantar muito cedo, so' o tomo a meio da manha, pois todos os minutos matinais sao preciosos e necessarios para dormir mais um pouquinho!!! Falando em dormir, despeco-me com mais uma foto encontrada na Net...

Bom, a razao pela qual escrevi tanto hoje deve-se ao facto de fazer um trabalho que me faz patrao e empregado ao mesmo tempo: dado que faco a revista,m entre outras actividades, posso dipor do tempo como bem entender. Assim, dado que o material do proximo numero esta' quase concluido, hoje e' um dia mais relaxado e, como tal, posso dispor de um pouco mais de tempo para me partilhar com voces.
Ficai bem, que o nosso Buddy vos abencoe e que possais gozar e disfrutar este dom imenso que e' a VIDA!!!
Anyong... (=Adeus)



No comments: