Tuesday, July 25, 2006

Suspirando pelas férias



3a feira, 25 Julho 06

Anyong!
Acabei de jantar e antes de ver as notícias, quero escrever hoje um pouco mais cedo, pois não quero repetir a dose de ontem: dado que vos escrevi até tarde, acabei por ter uma dor de cabeça que me despertou às 3.30h da manhã! Assim, tomei um comprimido e retomei o sono; felizmente, dado que não tinha missa de manhã, pude dormir até mais tarde. A dor foi-se em pouco tempo; creio que não estava somente associada ao facto de ter estado na net até tarde, mas também porque estou terminando os textos da revista e, como tal, costume ter uma dorzita cada 2 meses, pois é este o ritmo de saída da revista. E, chamo isto de "acumulacao de cansaco".
Bom, consultei esta manhã um guia da Coreia e encontrei os nomes do templo e do Buda deitado, dos quais vos falei ontem. Assim, o templo chama-se Aujong e pertence ao budismo do Nirvana (uma das muitas correntes do Budismo). Quanto à estátua do Buda deitado, chama-se Wabul, tem 3m de altura por 12 de comprimento e, sendo esculpida num só tronco de árvore, é verdadeiramente notável… tanto que está no livro do Guiness como senso a estátua do Buda deitado maior do mundo! Deixo-vos mais duas fotos que fiz lá…

Esta 3a feira foi, até agora, bastante preenchida; de manhã consegui finalmente escrever o editorial da revista (número de Setembro-Outubro), pois tenho andado sem inspiração para o escrever; socorri-me de um texto que me enviou uma amiga brasileira à tempos atrás. Na foto, estão os números de Maio-Junho e Julho-Agosto. As capas são dedicadas a povos vários deste nosso mundo, como forma de ajudar os coreanos a alargarem os horizontes e, ao mesmo tempo, a visão que têm sobre o mundo e outros povos e culturas. De facto, este é um dos objectivos da nossa revista missionária. Preparei depois a aula de estudo bíblico, a qual teve lugar às 2h da tarde!!! Sim, uma hora nada propícia para estudos (sejam eles quais forem), mas infelizmente não é possível fazê-lo a outra hora. Terminei hoje a meditação do tema “Bíblia e Eucaristia”. Desenvolvi-o em 3 sessões de uma hora cada e… ainda bem que a próxima sessão só acontecerá em Setembro, se Deus quiser. Sim, dado que iremos de ferias à Mongólia, em Agosto não haverá estudo da bíblia. Faz anos que o levamos por diante; eu comecei a fazê-lo há alguns anos e desde Junho deste ano o meu colega tuga, Pedro Louro, tem feito comigo: fazemos um tema cada um até ao final deste ano. Veremos depois como fazer no próximo ano, mas por agora fazemos o estudo por temas: ele fez “Bíblia e Maria” e eu este da Eucaristia; em Setembro retomarei com o tema da confissão e assim por diante. Fazemos um tema por mês, mas na última 3ª feira do mês não há, pois cada última 2a feira do mês é dedicada ao encontro do benfeitores, o qual tem por tema a preparação da peregrinação a Espanha e Portugal do próximo ano. Esta preparação consiste no estudo de vários santos espanhóis, pois quando formos a Espanha iremos visitar precisamente os locais a eles associados… e como Portugal fica mesmo ali ao lado, daremos um salto a Fátima e Lisboa. Falando em saltos, daremos também um a Lourdes, pois também fica ali ao lado, do outro lado. Na próxima 2ª feira, 31, o santo que será abordado é São João da Cruz e virá apresentá-lo um padre coreano dos Carmelitanos. Cada santo é apresentado em duas sessões de uma hora cada, por isso é uma coisa simples mas que ajuda a ter uma ideia da vida e espiritualidade de cada um.
O objectivo desta formação é, claro, a de ajudar os nossos benfeitores a enriquecerem-se com a experiência que os santos fizeram e, claro está, fazer da peregrinação não só um passeio turista, mas sobretudo uma forte e profunda experiência de fé. Esta peregrinação está programada para a segunda metade de Maio de 2007 e irei eu a acompanhar o grupo; não sabemos ainda quantos irão, mas serão ou 30 ou 45. A ver vamos, pois irá quem tiver participado activa e regularmente nos encontros de formação.

Contava ir fazer um pouco de exercício físico depois do curso bíblico, mas a humidade que se faz sentir é muito alta; assim, fá-lo-ei depois de ver as notícias das 9h da noite. É estou a precisar de retomar o exercício, pois andar ocupado não é desculpa… e eu sou óptimo a inventar desculpas! Preciso de abater um pouco, senão na Mongólia quando montar a cavalo o bicho ficará de rastos, até porque são de estatura pequena… tipo póneis. Vai ser giro, vai. Coitado do animal que me calhar em sorte!!! Poderei é fazer luta mongola, uma espécie de sumo local. eheheheh De facto, o nosso colega Ernesto, superior dos nossos missionários que trabalham na Mongólia, vendo o meu peso e medida, disse que eu servia era para isso mesmo!
É sim, estou suspirando pelas ferias, pois ando cansado e a precisar mesmo de um intervalo. Mudar de ambiente, encontrar outras pessoas, outras realidades será óptimo, sem dúvida. E logo para mim que adoro viajar. Mas, certo, esta visita à Mongólia não será só para prazer: faremos um retiro de 5 dias, orientado por um teólogo que virá de Roma; partilharemos e analisaremos também as nossas experiências de missão, as quais são muito diferentes. Basta pensar que a Igreja Católica chegou à Mongólia somente à 14 anos atrás e, como tal, está tudo ainda por fazer. Os fiéis são cerca de 250, há uma só paróquia (cujo pároco é coreano) e os nossos missionários estão também colaborando em várias actividades de preparação (de livros, liturgia, etc), instrução e animação religiosa e missionária das pessoas. Enfim, será uma experiência muito interessante, estou certo. Visitaremos também partes da Mongólia, capital incluída, bem como o local onde os nossos colegas da Consolata iniciarão uma nova presença missionária.

Bom, basta por hoje. Colocarei as fotos para ilustrar o texto. Como sabeis, a fotografia é dos meus passatempos preferidos e, assim, com este blog posso partilhar algumas das minhas melhores fotos com todos vós. Agradeço a duas caras amigas que me enviaram as suas impressões sobre este meu blog. Bem hajam e continuem; quanto aos demais amigos, o convite continua no ar…
Ficai bem, ficai com o nosso Amigão
Até mais logo.

P.S. Infelizmente, nao consigo carregar e inserir as fotos; nao sei o que se passa, mas tentarei e esperarei que ao menos esata "porcaria" de computador me faca a insercao do texto. Para as fotos, verei se consigo coloca-las amanha, ok?


Anyong!

No comments: