Thursday, July 27, 2006

Num dia de verao.... chuvoso



5a feira, 27 Julho 06 (parte 3)

Anyong de novo!
Começo com um aviso técnico: as fotos que colocarei não estão relacionadas com o texto, por isso no fim deste dar-vos-ei a explicação de cada uma. Bom, enquanto vos escrevo oiço não só o impecável novo CD dos Depeche Mode (uma das minhas bandas preferidas), intitulado Playing the Angel, como também a chuva que não tem parado de cair. Sim, este é o tempo dela, por isso não me posso queixar; quem se queixa são os que sofreram com as inundações, perdas de propriedade e, em certos casos mais graves, de familiares, não só aqui na Coreia, como em outros países desta Ásia Oriental: China, Japão, Taiwan, Indonésia… Se bem que as chuvas de monção sejam uma ocorrência anual, o clima tem-se deteriorado também por estas bandas do planeta, tanto que as famosas 4 estações estão cada vez mais tornando-se coisa do passado. É, a natureza, quando atacada, responde da única maneira que conhece: naturalmente!
Falando em chuva, lembrei-me de uma anedota sobre 2 alentejanos. Diz um para o outro: “Compadre, vai chover!” Responde o outro: “Vai tu!”

Bom, ontem fui entrevistar um missionário Filipino para a nossa revista; um dos artigos da mesma é dedicado a missionários estrangeiros que trabalham aqui na Coreia; a ideia é apresentar aos nossos benfeitores outros missionário, provenientes dos quatro cantos do mundo e dedicados às mais diversas actividades de evangelização e promoção humana. O de ontem é dos Missionários do Verbo Divino, está na Coreia há quase 20 anos e trabalhou desde sempre com emigrantes estrangeiros, sobretudo com filipinos. A maior parte destes emigrantes trabalha em situação de ilegalidade e, como tal, passam por experiências muito difíceis; porém, sujeitam-se a quase tudo para ganhar algo que no país dele é uma fortuna. Actualmente, o padre Eugénio está envolvido com uma casa de apoio a crianças de famílias estrangeiras em que o casal, trabalhando, necessita de um lugar onde deixar os filhos bebés ou crianças pequeninas. Actualmente, a casa que visitei acolhe 10 crianças; há também um centro de apoio (de vários tipos e serviços) aos emigrantes; o padre Eugénio faz também, serviço religioso com os emigrantes católicos, sobretudo Filipinos e Nigerianos. É um serviço fundamental e precioso; gostei muito desta experiência.
Voltei depois para casa e após uma sesta merecida, fui passear com uma cara amiga, a qual desabafou comigo sobre problemas na paróquia onde é secretária; é a mesma paróquia onde estive um ano e, como tal, somos bons amigos. Fomos até uma zona de praias (mas nada comparadas com as nossas praias, sobretudo do Algarve e arredores!) e, embora estivesse o céu carregado de nuvens prontas a descarregarem toneladas de água, pudemos dar um passeio ao longo da praia antes que o dilúvio iniciasse. Jantámos depois ali perto e tornámos a casa.
É, sei bem como harmonizar trabalho e lazer; de facto, costumo aproveitar as 4as feiras para encontrar amigos, pois não sou dos que gostam de estar sempre em casa. Felizmente, o tipo de trabalho que faço oferece-me a possibilidade de sair bastante e até de dar uns bons passeios uma vez por outra, seja para entrevistar alguém ou para um fim-de-semana missionário numa qualquer paróquia. De facto, em Setembro e Outubro farei 2 no sul da Coreia, um em cada ponta da mesma.

Quanto a hoje, passei a manhã fora de casa, apesar do dilúvio que começou de madrugada. Fui com um colega meu fazer algo que se faz só na Coreia e que é um modo legal de roubar dinheiro aos estrangeiros!!! Ou seja, fui pedir o carimbo no passaporte que me permite reentrar na Coreia após uma saída ao estrangeiro… neste caso, à Mongólia. E, claro está, paga-se bem caro! Enfim… Depois, fomos às compras ao Carrefour. Sim, também há Cerrefour aqui na Coreia, se bem que desde há uns meses a esta parte não seja mais francesa, mas coreana; vou lá de vez em quando, pois tem certos produtos europeus que só se encontram ali… tipo Nutella (chocolate para barrar; é um hábito que ganhei na Itália), lasanha, etc. Dado que o meu colega italiano está na outra comunidade (onde estive 3 anos até Setembro do ano passado), fui buscá-lo e levá-lo a casa… e aproveitei para almoçar com os meus 3 colegas que lá estão (os quais vereis numa das fotos que tentarei colocar nesta mensagem). Voltei depois para casa e fiz uma mega sesta, pois quando o tempo está de chuva a “morrinha” é muito maior!!!
E assim vou vivendo esta minha missão, ora com a revista, ora com outras coisas e pessoas. Confesso, porém, estar um pouco cansado, pois afinal 10a nos são tantos. É por isso que espero também com certa ânsia o curso de renovação, que dura 3 meses, para missionários jovens (com cerca de 10 anos de ordenação ou de profissão religiosa, no caso dos irmãos e irmãs). Parece que o organizarão o ano que vem, certamente na Itália (mas nada – data e local - está ainda confirmada) e, como tal, este vosso mano será um dos participantes. Mas… como isso é só para o ano que vem e Julho deste ano ainda não acabou, prefiro concentra-me no momento presente.
E falando em momento presente, é quase tempo de ver as notícias do dia. Colocarei as fotos (esperando conseguir) e mais tarde continuarei este meu “diário made in Internet”.
Espero-vos todos bem e desejo-vos felicidade
Unidos na amizade e oração recíproca ...

Quase me esquecia (e', tou a ficar velhote!!! eheheheh): aqui vai a legendagem das fotos.

1. Visita com nosso vice-superior geral (primeiro `a esq) e com o superior da Mongolia (terceiro) e 2 colegas meus ao templo de Pulguk, o mais famoso na Coreia. Este passeio ocorreu no fim do passado mes de maio .

2. Uma beleza coreana encontrada enquanto nesse passeio visitavamos um outro templo budista.

3. Um dos palacetes de um parque reconstruido: era um dos mais famosos parques de recreio dos imperadores coreanos nesta zona do sudeste coreano, zona da cpital do reino de Shilla (faz uns seculos que foi capital a cidade de Kyongju), onde estao os locais destas 3 primeiras fotos.

4. Nossa comunidade (falta um colombiano, que na altura estava de ferias) com o vice-geral e o superior da Mongolia. Ajoelhados, esq. para dir: Pedro Louro (tuga), Stefano Camerlengo (vice-superior geral, italiano), Jair (colombiano), Ciril (congoles) e Eugenio (espanholito). Em pe: Peter (Kenya), Giampalo (Italia), Tamrat (Etiopia), vosso mano (eu), Ernesto Viscardi (superior da Mongolia) e Diego, nosso superior aqui na Coreia.


Anyong!

No comments: