Monday, July 24, 2006

Visita ao Buda deitado

Yokkok, 24 julho 06

Anyong!
Antes que me esqueca, so' um conselho para que possais tirar partido das fotos que coloco aqui: basta carregar em cima delas para se obter uma visao do tamanho original.
Bom, apos um fim-de-semana bastante cansativo, eis que hoje passei um dia bem relaxado com os meus colegas. Sim, visitamos um Buda famoso por ser enorme e estar deitado, mas ja' la' vou. Hoje coloco fotos em que saio tambem, para que me vejais. Comeco por uma que tirei com as minhas amigas freirinhas de Paran, das quais vos falei antes. Aqui vai ela...

Apos as ter deixado, passei na sede da nossa diocese para comprar vinho de missa; fui depois `a paroquia onde iniciei o servico de ajudar aos fins-de-semana, em setembro de 1997. Chama-se Pupyong 2 Dong e fui la' porque esta' de ferias um jovem padre missionario do Verbo Divino. Conheci-o em 1998, quando era ainda seminarista; trabalha faz quase 4 anos na Papua Nova Guine, mas antes de ser ordenado tinha ja' la' trabalhado 2 anos (experiencia de missao). Assim, falou-me da sua experiencia, nada facil, mas muito fascinante. Trabalha como paroco e a maior parte dos parroquianos sao indigenas. Esta entrevista saira' no ultimo numero deste ano da nossa revista. Apos o trabalho... veio o prazer: uma senhora da paroquia convidou-nos para um otimo almoco, juntamente com a secretaria. Comi que nem um abade e meio, tanto que depois a janta... nao foi janta, mas um snack. Vim a casa e descansei um pouco antes de sair para a paroquia de Ilshing Dong, onde celebrei a missa das 7h; antes de regressar a casa, encontrei uma amiga e fa com quem falei bastante; gostei imenso, pois e' uma oportunidade de conhecer alguem mais profundamente e de condividir o dom da amizade. Trocr experiencias, dar e receber conselhos e encontrar Deus nestas relacoes de amizade e' um dos elementos que mais me fascina neste meu ser missionario. Sim, tambem aqui na Coreia tenho a possibilidade de me dar e de receber Deus atraves de pessoas simplesmente INCRIVEIS!!!

Bom, ontem de manha cedissimo, 5.30h da madrugada, sai de novo para Ilshing Dong: fiz a missa das 6.30h (infelizmente, os coreanos gostam de madrugar!!!), bem como a das 7h da tarde; a principal, `as 10.30h, celebrou-a o paroco, mas eu fiz a homilia. Nesta, falo sempre da missao de Cristo, que depois se torna missao dos discipulos e da Igreja, ate' chegar a falar da missao de cada cristao como discipulo e missionario. Termino depois falando do nosso Instituto, tambem do que fazemos aqui na Coreia e apresento a revista, pois a cada fiel damos um exemplar quando entram na igreja, juntamente com a folhinha da missa. Tento convence-los a tornarem-se nossos colaboradores e benfeitores e, ate hoje, a media tem sido muito boa. Claro, depende tambem do numero de fieis e do tamanho da paroquia; mas ser estrangeiro e' uma vantagem e, claro, um mensagem diferente, uma voz fdiferente e um estilo diferente sao sempre bem-vindos pelos fieis. Mas nesta paroquia apanhei um susto: na missa de sabado `a tarde... so' uma pessoa se registou!!! Como no domingo haveriam so' 3 missas e nao 4 como em quase todas as paroquias, receei fazer poucas assinaturas. Mas ao fim do dia agradeci o nosso Buddy Jesus, pois la' me ajudou a conseguir 51 novos benfeitores!!! E', deixei faz tempo de confiar nas minhas forcas e de deixar que seja Ele a fazer o trabalho: eu sou apenas um instrumento nas suas maos! E, claro, os resultados sao muito melhores! No almoco de ontem, outra comezaina mega: convidou-nos, a mim, ao paroco e a um semina nosso, o responsavel leigo da paroquia.
Como e' cansativo fazer estes fins-de-semana missionarios (sobretudo porque repetir a mesma homilia 4 ou 5 veses e' muito puxado, pois e' sempre em coreano!!!), geralmente chego a casa arrebentado e no dia seguinte descanso bastante. Felizmente, o proximo sera' no ultimo fim-de-semana de agosto, apos a nossa visita `a Mongolia.
Mas hoje nao deu pra descansar muito pois tive missa na capela das irmas do hospital da Sagrada Familia aqui perto de nos... `as 6.25h da madrugada!!! E como ontem `a noite vi um filme ate' `a meia noite, podeis imaginar os meus olhos e expressao facial pela manha... eheheheheh Sim, sei que deveria dormir cedo, mas como goste de cinema e nao e' que veja muitos filmes ultimamente, la' disfrutei do filme "Aliens 4". Fazemos esta missa todas as 2as feiras, um `a vez... e hoje tocou a mim! Felizmente, a missa e' "seca", ou seja, sem homilia, pois as freirinhas trabalham no hospital e no lar de idosos e, como tal, nao tem tempo a perder.

Mas depois voltei para casa e dormi mais um pouco; sai depois com alguns colegas meus para a zona de Yongin (fica a sul de Seul, a 2 horas daqui), onde fomos visitar um templo famoso pelo Buda recostado e por um cabeca mega de Buda; nao me lembro do nome, mas fiz varias fotos e aqui vao algumas delas. Tambem fiz algumas a flores, um dos meus passatempos favoritos... Espero que gosteis. A primeira foto foi tirada `a porta do restaurante onde almocamos, antes de visitar o templo. Estou com alguns colegas meus, incluindo o outro tuga, Pedro Louro (3a a contar da esq.a). `A entrada do espaco do templo, ha' uma cabeca enorme de um Buda (ver foto), com um pequeno lago `a frente.
No pavilhao central deste templo, existe uma exposicao com varias estatuas de Buda recolhidas em varios paises ( foto em que estou `a frente de uma entrada). Foi muito bom, pois era um templo diferente do habitual, ate' porque o ramo do Budismo ao qual o templo pertence nao e' o da ordem de Choghye, a principal e maior ordem do budismo na Coreia. Numa gruta, encontra-se o tal Buda deitado; pensava que seria maior, mas depois que um colega meu disse que a estatua era de uma so' peca, constatei que era de facto enorme... precisamente por ser de um tronco de arvore mega!!! Melhor, creio que era de madeira, pois nao cheguei a toca-lo.
A razao do passeio de hoje tem a ver com o facto de que sempre que um mes tem 5 2as feiras, aproveitamos para um passeio por perto, de modo a relaxar e a gozarmos da companhia uns dos outros num ambiente diferente do habitual, mais relaxado. Fazem muito bem, sem duvida. Regressamos depois a casa e `a tardinha fizemo um churassquito na nossa comunidade dedicada ao Dialogo com outras religioes, casa onde vivi nos passados 3 anos (antes das minhas ferias do ano passado). Regressei `a casa central, aqui em Yokkok, precisamente apos as ferias do ano paassado.
Bom, vou ento colocar algumas fotos aqui e vou descansar, pois amanha tenho curso de biblia com alguns benfeitores nossos... mas disto vos falarei amanha.
Espero que estejais todos bem. Como podeis ver, eu estou otimo e vivendo esta minha aventura asiatica com muito entusiasmo, se bem que por vezes cansado e "aborrecido" pela rotina... Mas isto pass-se com toda a gente, pois claro. Mas como todos se queixam e eu nao sou diferente... eheheheheh

Bom, deixo-vos com mais 2 fotos minhas : a da flor foi feita fora do restaurante de hoje. Nao sei o nome, mas como e' muito viva e colorida, nao podia deixar de a fotografar.

A segunda e' uma tentativa ou experimento, o qual saiu bastante bem. Como havia pouca luz dentro, estes candeeiros originais criavam um efeito muito impecavel, o qual pude registar com a maquina fotografica. Gosto imenso do contraste luz-escuro... Mais uma vez, espero que gosteis.

Certo, este meu blog-diario esta' disponivel a receber comentarios, observacoes ou outro tipo de reaccoes que me possam ajudar. Mais do que qualquer outro objectivo, quero estar mais junto de vos atraves da partilha do que vivo por ca; assim, ficais a conhecer-me melhor. O meu lema de vida e' precisamente baseado na PARTILHA. Sois pra mim "pecas fundamentais do meu puzzle da FELICIDADE" e, como tal, esta partilha e' tambem um modo simples e profundo de vos agradecer, do fundo do coracao, pela vossa presenca na minha vida.

Bom, vou entao ate' ao "vale dos lencois". Ficai bem, ficai com Deus e ate' mais. Um abracao deste vosso mano

ANYONG!!!

No comments: