Tuesday, July 31, 2007

De novo em terras sul-africanas...

Damesfontein, 26 Julho 07

Sanibonani, novamente!
Pois
é, cá estou de novo em terras sul-africanas, após uma viagem e estadia inesquecíveis em Moçambique. Esta foi a última foto que tirei na casa regional. Bem hajas, Amigao! Foi 5 estrelas! Bom, a viagem de regresso foi directa, entre Moçambique e África do Sul, ou seja, não passamos pela Suazilândia, se bem que... a vontade de o fazer era grande, para irmos ter com o banana que não nos deixou passar e entrar em Moçambique; mas também temos de reconhecer que o homem estava a fazer o seu trabalho, se bem qu om muitas atitudes anormais, sobretudo ter verificado tudo e mais alguma coisa e só então ter decidido embirrar. Mas assim oi da maneira que vivemos uma aventura diferente! De manha, participei na missa lá na casa regional em Maputo, após a qual entrevistei o padre Marques. Pedi-lhe que me apresentasse o Moçambique, pois na revista temos sempre a apresentação de um país, bem como de várias experiências missionárias. Falou muito e bem; depois, preparei as coisas e partimos rumo a oeste. Como na vinda para Moçambique tínhamos viajado de noite, pude apreciar a paisagem na viagem de volta, se bem que nada ou pouco houvesse para apreciar, a não ser vastas áreas de campos e mais campos. Como é Inverno cá, está tudo seco e amarelado. Despedimo-nos então dos nossos tugas: estou certo de que voltarei a vê-los só daqui a vários anos. A viagem foi tranquila; como tínhamos saído tarde (depois das 10h da manha), paramos par almoçar logo que entramos em território sul-africano. Havia uma estacão de serviço com vários restaurantes, um deles chamado Tasca Portuguesa. Ora, como não podia deixar de ser, foi lá que almoçamos um óptimo frango assado e as tradicionais batatas fritas. O gerente era tuga e com ele falamos um pouco. Seguimos caminho pela auto-estrada que liga a fronteira à costa oeste do país, mas fizemos ainda uma visita a um local muito especial para os moçambicanos: o monumento erigido no local onde caiu o avião que em 1982 se despenhou com o então presidente moçambicano Samora Machel, em circunstancias ainda hoje não totalmente esclarecidas. Há também uma galeria com fotos dos que morreram no acidente, juntamente com Machel. Nesta foto estou com o senhor que la´trabalha e o Zé Martins. Não sei porque gastaram tanto dinheiro e tijolos: bastava algo simples, não? Bom, devido a esta visita, chegamos já tarde a Damesfontein, onde nos esperavam um padre nosso italiano, Rocco Marra (que conheci em Londres) e o único seminarista sul-africano que temos, o qual esta de ferias estuda na Tanzânia. Tinham preparado um jantar delicioso, mas por causa dele estou ainda acordado, pois comi que nem uma besta e, como não é aconselhável dormir de papo cheio, as ovelhas esperam ainda que as vá contar. Só mais uma coisa: o tempo em Moçambique era primaveril, tanto que nunca vesti a casaquita que trouxe e que uso cá na África do Sul, pois aqui faz um briol dos diabos, sobretudo de manha e à noite.

Gente, vou nanar então. Sinto-me cansado, pois isto de viajar pela primeira vez por países e encontrar velhos amigos após vários anos é cansativo, mas sinto-me super bem e feliz, pois o nosso Amigao tem sido simplesmente ESPECTAULAR para comigo.