Tuesday, July 24, 2007

Estou quase na Africa e America Latina...

Paróquia de WuaSu-Dong, 14 Julho 2007

Anyong, minha gente!!!
Pois é, faz “séculos” que não escrevo, verdade? Bom, nem imaginais o quanto cansado tenho andado; é que, estando eu a menos de uma semana de viajar para o Brazil (via Hong Kong e África do Sul) e sendo eu editor da nossa revista missionária (entre outras coisas), tenho andado a ultimar textos, fotos e entrevistas para os números que sairão durante a minha ausência. Como são 3 meses e 20 dias, não é pouca coisa… Mas tenho dado onta do recado, se bem que estou certo de que terminarei tudo tudo 5 minutos antes de partir para o aeroporto. Bom, regressando da Europa tinha montes de trabalho esperando para ser realizado, bem como propaganda missionária em 3 paróquias, pois correspondem às que eu faria caso estivesse cá; assim, estou no terceiro de 3 fins-de-semana seguidos de missas e apelos a que as pessoas se tornem nossas benfeitoras. O primeiro foi bastante extenuante, pois foram 4 missas inteiras e 6 homilias, mas consegui um ótimo número de assinantes. O segundo foi mais calmo, tal como será o deste fim-de-semana; esta é a paróquia de um padre meu amigo, com o qual trabalhei na minha primeira paróquia e que depois ajudei de vez em quando quando ele estava noutra paróquia. Mas estou mortinho por ver chegar domingo à noite, pois estes fins-de-semana missonários são muito cansativos: para além de ter de falar em coreano, repito mais ou menos a mesma homilia 4 ou 5 vezes, raramente 6. Mas vale a pena e é necessário, pois é da contribuição generosa das pessoas que a minha comunidade vive, em mais de 60%. Por isso, posso dizer que ando a “ganhar uma boa parte do pão” meu e dos meus manos. ahahahahahah

Com minha amiga Joelma na festa da Consolata (17 junho 07)




Com minha amiga coreana Agnese e amiga dela na festa da Consolata

Bom, sabis que faz hoje 11 anos que o antigo bispo do Porto me ordenou padreco??? Mamma mia, parece mentira mas é verdade; hà dias uma amiga, vendo uma foto minha de 1999, dizia “não acreditar” que fosse eu!!! Magrinho e jeitoso… Sim, os anos passam para todos, mas o importante é que passem bem. Não “choro” os anos passados, pois sou imensamente feliz aqui e agora, tal como fui no passado. Mas o que conta é o tempo presente e não vale a pena chorar, pois o tempo não volta mais; há sim que viver ao máximo o tempo imediato, o qual é sempre dom de Deus. Com o meu tempo, tenho não só feito o meu trabalho, como partilhado o dom da amizade com gente incrível que Deus tem colocado na minha estrada. Partilho com vocês quatro momentos recentes que são exemplos concretos, que são a actualização do amor que Deus tem por mim: a festa do dia de Portugal, a despedida da minha amiga Vitória, a nova casa da Sofia e o bébé da Stella e do Shiam.
Festa do Dia de Portugal: como acontece anualmente, neste dia os poucos tugas que por cá andam sao convidados para uma festa, mas… sao também convidados muitos embaixadores e “gente fina”, o que è uma autêntica seca. Mas como este ano o Pedro, meu colega tuga, está de férias, convidei duas amigas para virem comigo, pois estavam interessadas em comer e beber à tuga! Uma delas convidou outra amiga e assim lá fui eu com 3 belas donzelas (bem, uma è casada, mas como o marido me conhece e è católico, estava devidamente “autorizado”. Eheheheheh); é claro que apenas entrei na sala do hotel Hyatt e cumprimentei o novo embaixador e restantes membros da embaixada, me olharam de lado. Pouco depois, um coreano que è professor de português numa universidade em Pusan veio ter comigo, dizendo ter ouvido haver padres tugas aqui e perguntou-me onde estavam os… rapazes! Bom, lá me expliquei e, após ter ficado mais descansado, continuei a “atacar” a comida. Naturalmente, comi só bacalhau e frango, os quais estavam uma delícia. As minhas amigas ficaram muito satisfeitas e uma até abusou um pouquinho da poinga, pois eram todos vinhos tugas… rematando tudo com um porto muito bom. Antes de sair, apresentei-me devidamente ao embaixador, o qual se mostrou interessado em que, tal como faço com os brazucas, após o meu regresso façamos a missa em tuga na residência dele de vez em quando. Claro que fiquei muito contente, pois com o anterior a nossa (minha e do Pedro) relaçcao era muito boa e só nao deu para mais por falta de tempo. Mas este chegou faz 4 meses e temos, como tal, muito tempo pela frente para partilharmos experiências e outras coisas mais. A esposa dele vem em agosto.
Despedida da Vitória e Filhotes: Ela é uma amiga de longa data e com quem fico sempre quando vou a Pusan, a segunda maior cidade coreana. Tano que os filhotes dela me tratam por “tio”. Dado que ela irá para a China, onde já se encontra o marido, por 4 anos (o marido trabalha para a Samsung), aproveitei para me ir despedir dela, se bem que ela nao saiba ainda quando partirá: se no fim de outubro ou de novembro. Caso seja a segunda possibilidade, ainda a voltareoi a ver; certo, já me convidou para ir visitá-los, mas nao creio que tal seja possível. Espero, isso sim, que regressem de vez em quando. Também aproveitei para encontrar uma freirinha amiga de longa data e encontrar os pais de um nosso semina que está estudando em Roma e que veio de férias, juntamente com os outro 4 seminas coreanos que temos lá.
Nova casa da Sofia: dado que ela è o meu “primeiro amor” esta è uma das minhas amigas “especiais” e, como tal, inaugurar a casa dela com outra senhora (que è mae de um semina diocesano e cozinha muito bem) foi muito bom, sob retudo sabendo o quanto suor, dores de cabeça e crises de nervos lhe custou, por causa dos “merdas” de operários que lhe restauraram a casa, a qual foi comprada. De facto, os tipos nao fizeram bem o trabalho e ainda por cima usaram materias caros e que nao correspondiam ao que ela pretendia. Enfim, foi ótimo poder vê-la feliz, se bem que ainda hajam trabalhitos para fazer aqui e ali, mas certamente contratará outra gente. Assim, fomos para a “esplanada” jantar; como o tempo estava muito agradável, deu para uma longa cavaqueira.
Bébé da minha amiga Stella: esta è uma outra amiga coreana, casada com um simpátio indiano, os quais tiveram um bébé faz poucos dias. Infelizmente, ela sofreu um pouco, pois o bébé “teve de nascer” 15 dias antes por ela ter a tensao alta, creio. Mas o bébé nasceu bem, apesar de ser pequenino, muito pequenino. A tradiçao coreana proíbe que se veja o bébé antes dos primeiros 100 dias, mas como esta e muitas mais tradiçoes têm vindo a desaparecer, fui visitar o bébé antes de sair da Coreia. Claro, fiz várias fotos, até porque quero usar uma como capa do boletim que enviámos aos nossos benfeitores em dezembro. Serao a minha versao de Maria e do Menino Jesus.

Aqui esta minha amiga Stella com o bebe dela

Mudando de assunto: a mae de uma das amigas que vieram comigo à festa do dia de Portugal está num hospital em estado de coma, após ter perdido os sentidos enquanto trabalhava. Foi operada de urgência ao cérebro, mas receio que tenha sido a operaçao a deixá-la neste estado. È que os “indígenas” têm a má fama de operarem a torto e a direito, várias vezes para fazerem “experiências”. Espero que nao tenha sido o caso… Bom, o caso è que esta amiga nao è católica, mas quis que a mae fosse baptizada; assim, fiz questao de ir lá hoje, mesmo estando o hospital a quase duas horas de metro. Espero que possa acordar rapidamente, pois passaram já 9 dias desde que foi operada. Fiquei comovido com este esta experiência, pois foi a primeira vez que vi alguém em coma; também me tocou o amor da minha amiga pela mae e a esperança que ela acalenta. Está mesmo segura de que a mae irá despertar e, como tal, a minha visita quis ser expressao da minha fé na recuperaçao da mae.
Bom, após a missa da tarde, vim para casa, exausto mas feliz, pois graças ao meu pároco, fiz bastantes assinantes. Assim, em 3 fins-de-semana, consegui 460 novos assinantes-benfeitores, o que nao è nada mau. Claro, fartei-me de louvar e bem-dizer o nosso Amigao pela sua preciosa inspiraçao.
Bom, vou nanar, pois estu arrasado e tenho pela frente uma semana dura, pois è a última antes de ir para a América Latina… Mamma mia, custa a acreditar! Sempre quis visitar o Brasil, mas nao contava que fosse tao cedo. Mais outro dom do nosso Amigao, claro que sim! Ainda bem que amanha temos o retiro mensal, assim dará para rezar e descansar bastante; claro, só rezar nao dá, senao Deus cansa-se muito. Ahahahahah

Termino com duas fotos de flores que fiz numa casa de retiros das freiras Dominicanas missionarias, onde com os meus colegas fizemos o nosso retiro anual de 4 dias...
Xauzao por hoje…
Vosso mano tuga coreano

No comments: