Friday, August 10, 2007

Mais Sertao...

2 agosto 2007

Olá de novo, minha gente!
Eis que passei outro dia incrível aqui neste belo Sertão brasileiro. Destaco as crianças de uma creche que visitámos esta manha: mais uma vez, pude confirmar que as crianças são o mais lindo que Deus nos deu!
Bom, saímos então de manha com o nosso colega Max, um argentino muito simpático que trabalha na paróquia de Jaguarari, mas que no ano que vem irá regressar à pátria. Veio connosco o seminarista keniano e, como o terreno não é asfaltado em 90% da área que visitamos, levamos um velho Land Rover: velho, mas ainda com muita força e garra!
Visitamos então várias comunidades, mas como o tempo era pouco, só deu mesmo para ver 4 ou 5. Numa delas, paramos para ir cumprimentar a família de um nosso padre que trabalha na Venezuela; porém só estava a mãe; veio depois uma filha, que morava ali ao lado. Seguimos viagem e visitamos uma comunidade grande, onde nas traseiras da igreja (numa sala) estavam senhoras e algumas meninas fazendo trabalhos artesanais. Nesta foto de cima, a senhora nao esta na igreja, mas sim em sua casa, fazendo chapeus de palha.

Dali fomos para uma creche, a qual é subsidiada por uma organização italiana que apoia projectos para crianças, chama “Amici dei Bambini” (Amigos das Crianças). Nesta foto de cima, estou com uma das senhoras que cuidam da cozinha e limpezas (à minha esquerda) e com a diretora da creche. Gostei tanto dos miuditos que fiz varias fotos... até que fiquei sem pilhas, por usar tanto flash. Ireis depois ver o resultado; por agora, deixo-vos uma foto para ilustrar o texto.
Bom, continuamos a nossa viagem, passando por uma moagem, a qual só trabalha para consumo interno, ou seja, mói a farinha de mandioca e milho, mas só para consumo dos mesmos agricultores que a produziram. Visitamos depois um mercado tipico do Sertao, tal como gosto... A carne estendida a secar (na foto de cima) é algo muito tipico. Tambem gostei desta de baixo, a qual chamo de... "parque de estacionamento do Sertao". Depois do tacho, eu e o Domingos despedimo-nos dos nossos colegas (aqui na foto) e voltámos para Feira de Santana, pois à noite tínhamos missa e eu seria o celebrante. Depois da missa, houve um encontro de oração preparado pelos jovens, o qual foi muito interessante, incluindo uma encenação de uma passagem bíblica. Na foto seguinte esta o meu mano Domingos "guitarrando", ladeado de alguns jovens.Nesta de cima estou eu com o grupo, muito animado, vivo e cheio de entusiasmo. Espero que possam ser sempère e cada vez mais dedicados à causa da pastoral na paroquia, pois eles nao sao so o futuro, mas sim o presente da Igreja. Bem hajam todos!
Foi bom mesmo...
Bom, amanha há mais!!!

No comments: