Friday, August 03, 2007

Viajando por terras do Sertão

1 AGOSTO 2007

Olá de novo, minha gente! Hoje escrevo da cidade de Jaguarari, onde cheguei esta tarde com o Domingos. Saímos bem cedo, mas antes ainda telefonei para minha casa, pois não o tinha ainda feito desde a minha chegada aqui no Brasil. Saímos então para norte ; viajou connosco o padre Rosalino, missionário nosso brazuca, que trabalhou vários anos aqui, depois em Moçambique e novamente aqui no Brasil. Em janeiro irá trabalhar na zona do Roraima; aproveitou a boleia para ir visitar algumas comunidades nossas. A viagem foi muito agradável e tranqüila. É impressionante o movimento de camiões nas estradas; mas foi este autocarro que me chamou mais a atençaõ!!!uma das razões tem a ver com a fraca e quase inexistente rede ferroviária deste país, a qual, se existisse, seria, no meu ver, muito mais eficaz para o desenvolvimento econômico do país em geral e das várias regiões em particular. Também eram muitos os que usavam outros meios mais "naturais" para se deslocarem...Certamente, os chefões das petroleiras e redes de estradas terão “culpa no cartório”. Chegamos ao nosso primeiro destino por volta das 11h: Monte Santo, onde temos uma paróquia e várias comunidades espelhadas pelo território. O pároco foi meu colega em Londres durante 3 anos, mas não estava lá: já está em São Paulo e irá também ele participar no curso de formação. Esta é a igreja de Monte Santo.Estava um outro nosso padre que conheci de passagem em Londres e que trabalhou vários anos na África do Sul. Ele é o Lima e é o segundo na foto, da esq.; o padre Rosalino é o primeiro; a meu lado está o semina brasileiro, o Domingos e o padre Stephen. Demos uma volta por parte da cidade antes do tacho; depois deste, visitamos um pouco mais antes de abalar para Jaguarari. Fomos também ao mercado local, mas não era hoje o dia grande do comércio... Mas sempre deu pra duas fotos, uma delas esta...Este é um simpático avozinho, o qual usa o tradicional chapéu desta zona do sertão baiano.Esta foto tirei-a numa estaçao de serviço: está o máximo, não e´? Só foi pena não ter dado pra comer nesse pequeno restaurante pra... combinar o preço. Ao lado, notro restaurante, estavam secando a carne...Chegamos aqui antes das 6h da tarde; a missa foi às 7.30h e concelebrei com 2 colegas nossos. Está também cá um nosso seminarista do Kenya, o qual tem 5 anos de Brasil e fala muito bem o português de cá. Nesta foto podeis ter uma ideia do centro de JaguararuiAmanhã irei conhecer um argentino que também trabalha nesta comunidade. E... prontes, vou nanar, pois estou arrebentado. Tou com um sono que nem imaginais...
Minha gente, inté...

1 comment:

Bessa Almeida said...

Olá caro amigo Lordetuga.Realmente estou aqui a viajar neste blog.Viajando por todas as partes deste planeta.Vejo um maravilhoso trabalho fotográfico assim como o desenrolar dos acontecimentos de passagem por todos esses lugares distantes.É uma oportunidade enrriquecedora na vida de cada um,que nunca mais irá esquecer.O convivio dos povos como cooperação espiritual.
Bem haja, darei sempre uma voltinha para acompanhar as recordações de um Lordelense por terras distantes.
Uma grande família que nunca mais acabará.Saudosos cumprimentos.

Dentro em pouco tempo melhor, em Setembro estou de férias vou visitar a esposa e família em terras da Ásia-Macau....