Thursday, August 02, 2007

O apartehid ainda nao terminou...

Madadeine, 28 julho 07

Sanibonani, mais uma vez! Pois é, esta minha “aventura sul-africana” nao podia estar a correr melhor. Hoje passei metade do dia com o Zé e a outra metade com o Joseph, pois o Zé estava ocupado e era bom que um dos africanos me levasse a conhecer a zona, para não ser só coisas dos tugas. Assim, de manha fomos à cidade de Newcastle: eu comprei uma maleta desportiva de viagem e o Zé fez compras para a paroquia de Maria Imaculada, da qual é pároco. Fomos depois ao centro pastoral diocesano, onde o Zé encontrou o administrador da diocese, um padreco inglês que não me “convenceu”... e não me enganei, pois tanto o Zé como o Joseph disseram que não tinha “estofa” necessária para o trabalho que lhe corresponde. Enfim... Apos o tacho, o Zé foi-se e eu descansei um pouco antes de ir com o Joseph visitar as classes da catequese da paroquia (eia alguns dos adolescentes da catequese) e dar uma volta pela zona que lhe corresponde, na qual estão as capelas de São Jorge (na foto)e Cristo Rei. Esta e´ a igraja de Regina Coeli, a igreja central. Sim, este estilo e tipo de missão nada tem a ver com o da Coreia, pois basta dizer que ali não nos querem (o clero diocesano, na sua maioria, pois dizem que eles podem dar conta do recado = bastam eles para fazer a evangelizacao). Nesta foto estao duas simpaticas professoras de catequese... com as boinas ao estilo zulu.A área da missão é imensa e tem vindo a crescer ano apos ano. Nafoto esta o meu colega Keniano Joseph, o qual e´ o paroco.Um aspecto que me surpreendeu foi que o governo negro não acabou com toda ba descriminacao do apartheid: os negros continuam em zonas fora do centro das cidades. Par alem do mais, o governo construiu casas, segundo o projecto denominado “casas Mandela” que consiste no dar uma casa a cada família negra, que são no mínimo absurdas: uma divisao só... nada mais!!! Eis uma das casa "Mandela"...E quase sem terreno à volta, assim que vêem-se muitas vacas e bois andando livremente pelas ruas. Não se entende bem porque, ainda por cima havendo tanto terreno à volta... Enfim! Não quero estar aqui a contar tudo o que o Joseph e Zé me disseram, senão dava para escrever um livro. Terminamos a volta mais tarde que o previsto, assim que não pude fazer quase nada com o blog. É que, chegando a casa e antes de jantar algo, ainda entrevistei o Joseph para a nossa revista; o seu será um dos testemunhos e experiências missionarias do próximo ano. Nesta foto ele esta´ com as filhotas do casal que esta´tomando conta de uma casa nossa, ao lado da igreja de Cristo Rei, a qual pertence 'a paroquia de Regina Coeli.
Bom, estando eu cansado e com uma preguicite aguda, sentei-me a ver futebol e outras coisas mais na tv até ir dormir.
E a minha passagem por terras africanas está aproximando-se do seu termo. Creio que amanha farao uma missa especial na paróquia do Zé. Pois estará também presente, para alem de mim, outra ilustre convidada: uma freirinha que ira falar da vocacao; creio que farao um almoço especial, por isso... a ver vamos. Agora o principal é ir por “o cabedal de molho”, de modo que amanha esteja fresco e pronto para mais um dia em cheio que, estou certo, o nosso Amigao me irá proporcionar.
Ficai bem, minha gente... e que Ele vos abençoe sempre.

No comments: