Sunday, January 21, 2007

E comecou a festa...

20 Janeiro

Jambo, minha gente!
Pois é, começou hoje o Fórum Mundial Social, razão pela qual, juntamente com os encontro dos diretores das revistas do nosso Instituto, estou aqui no Kenya. Creio tratar-se de um evento que com o passar dos anos tem vindo a crescer em significado no contexto dos grandes encontros internacionais de carácter social.
Claro, como não podia deixar de ser... fartei-me de tirar fotos e, estando Nairobi a cerca de 1800m acima do nível do mar, apanhei um escaldão dos diabos, sobretudo os braços e pescoço. Certo, amanhã colocarei protecção solar, senão vou virar carne de churrasco. Saímos de casa cedo, em direcção à catedral da Sagrada Família de Nairobi, de onde sairia uma marcha ecuménica; mas após ter visto o ambiente, decidi juntar-me a alguns colegas meus e fomos directos ao parque Uhuru, local onde se iniciou e terminará este Fórum Mundial. Não estava lá muita gente, mas aos poucos a espaço foi sendo invadido por milhares de pessoas, a maioria habitantes de Nairobi, sobreetudo de vários bairros-de-lata, incluindo de Kibera, do qual já vos falei.
Sendo este dia o primeiro, foram feitos vários discursos introdutórios e de boas vindas; de figuras públicas que eu conhecesse, vi duas: o antigo presidente da Namíbia, Kenneth Kaunda, e o criador do Fórum Siociual Mundial, ... um brasileiro de quem não lembro agora o nome. Vou procurá-lo na net. Encontrei: chama-se Chico Whitaker. Enquanto ele falava, foi interrompido por membros de um grupo religiosos que não onheço, mas que parece ser uma espécie de seita aqui no Kenya. À medida que os vários grupos iam desfilando, as pessoas dançavam ao som de ritmos vários; adorei ver muita gente dançando, curtindo a música e o faco de estarem reunidos todos à volta de uma causa comum: a de denunciar sistemas injustos (nomeadamente capitalismo e neo-liberalismo) e, ao mesmo tempo, de se proporem, discutirem e programarem propostas e formas alternativas. Esrá esta a tónica dominante deste mega-encontro. Porém, nõ creio que estivessem presentes mais de 50 mil pessoas; a organização, nates do início do mesmo, falavam em cerca de 100 mil pessoas, mas creio que serão à volta de metade ou pouco mais. De qualquer modo,é muita gente! Adorei sobretudo fotografar gente de vários países e culturas; lamento porém não ter um máquina melhor, mas tê-la-ei em breve. De qualquer modo, fartei-me de fotografar e de andar de um lado para o outro, entre a multidão. Encontrei uma simpática “alfainha”, a qual, tal como eu, partcipava pela primeira vez num Fórum destes. Podeis vê-la aqui no blog, bem como outras fotos que tirei. Sim, já coloquei as fotos no computador e, como tal, a partir de hoje as fotos serão as que vou tirando.
Bom, o tempo foi passando, a brasa do sol continuava a esquentar (se bem que só senti o efeito chegando a casa!) e a coisa começava a tornar-se monótona. Assim, e porque às 2.30h da tarde estava ainda sem comer, fui procurar uma t-shirt do Fórum com um semina nosso italiano que estuda cá no Kenya, mas não havia; assim, fomos almoçar e ele aproveitou para desabafar comigo sobre vários temas, pois viu que comigo podia estar a vontade. De facto, agradeceu-me por tê-lo escutado e aconselhado; certo, não fiz mais do que entendê-lo, até porque a minha experiência tinha elementos comuns. Afinal, também fui semina e do mesmo Instituto...
Voltámos a casa no mini-autocarro da escola da Consolata e... não me lembro da última vez que um duche m soube tão, mas tão bem: é que o parque era super-poeirento e, como tal, não so estava queimado, como todo sujo. Descansei um pouco antes de vir aqui à sala de computadores (melhor, a uma das salas da nossa revista aqui do Kenya, que se chama “The Seed”, ou seja, ‘A Semente’). Sim, porque não tenho laptop (pc pessoal), mas quando for ao Brasil terei de levar um, pois é muito conveniente tê-lo e assim poder trabalhar quando e como quiser.
Bom, creio que este evento será muito rico, pois são mais de 1000 as actividades programadas; estas serão constituídas sobretudo por conferências ou discussos às quais pode participar quem quiser; há alguns nomes sonantes, provenientes de vários países e contextos, mas como sou muito ignorante em relação a eles, o meu maior intersse será elaborar um ideia deste evento de modo a poder depois apresentá-lo ou descrevê-lo aos nossos coreanos. O local do Fórum será o estádio de Kenyatta (primeiro presidente do Kenya); passei lá perto quando fui jantar a casa da irmã do meu colega kenyano que está comigo na Coreia.
À noite, após a janta e um intervalo, fizemos um encontro em conjunto com alguns nossos missionários que trabalham em vários países da África e que fazem prte da comissão Justiça e Paz do nosso Insituto, razão pela qual perticipam também nesta Fórum. Vamos ver então como irão decorrer as coisas. O ponto alto de hoje foi a inauguração do Fórum; vi alguns coreanitos, mas não deu para falar com eles.. Terei é de ver se um dia destes dá para encontrar a coreana de que vos falei, pois sendo ela uma leiga missionária, terei de aproveitar e entrevistá-la, de mod a enriquecer a nossa revista, pois uma coisa é falar de missionários em ge4ral, outra é apresentar casos concretos de missionários coreanos.
Bom, vou nanar, pois estou arrebentado. Eis as legendagens das fotos:

1. Eu com uma irmã da paróquia de Cristo Rei e padre Francisco, missionário mexicano de Guadalupe
2. Miudito da Kibera
3. Com a fmilia do Peter; a mae é a senhora à direita e a irmã dele ao lado dela.
4. Com um meu antigo professor de Londres
5. Com a alfacinha
6. Panoramica do evento

Asante sana...

No comments: