Monday, January 22, 2007

Um outro mundo e' possivel...

21 Janeiro

Jambo, minha gente!
Eis que iniciaram os trabalhos do Fórum Social Mundial, os quais são inúmeros e variados, cobrindo imensas áreas de interesse a todos os níveis. Bom, do início: após a missa e pequeno-almoço, partimos para Kasarani, local onde se encontra o complexo desportivo Joseph Kenyatta, ou seja, feito em memória do primeiro presidente desta nação. A área é enorme e está tudo bem organizado. Porém, este primeiro dia foi de andar a “fazer reconheci,emto do terreno”, pois como referi à pouco, as actividades são uma infinidade. De facto, são mais de 1000. (Uma correcção: hoje estive a reler este meu diário e vi um erro: quando falei da escola da Consolata que os nossos têm aqui em Nairobi e que fica mesmo ao lado da nossa casa regional, disse que os alunos eram mais de 100, mas na verdade são cerca de 1200!).
Bom, sendo domingo, o trafico matinal não era exagerado, bem pelo contrário. Após voltas ao recinto para nos darmos conta de como estão organizados os eventos, alguns de nós participamos em dois encontros ou debates: um contava com a mulher do falecido presidente francês, François Miterrand, sobre questões de ajuda à África; o outro era sobre sementes e pesticidas na Índia, orientado por uma economista desse mesmo país que tem “voto na matéria” e que denunciava as práticas criminais de uma organização co-fundada por um senhor mundialmente famoso, não só pelos programas de computador, mas pela sua veia altruísta: Bill Gates! Ou seja, a agricultura em muitas zonas da Índia está sendo destruída por projectos que supostamente deveriam proporcionar o seu desenvolvimento; ora, a Dra. Sadhiva (ou algo assim) alertava os africanos para este problema, pois a orgnização do Bill gates e outras estarão eventualmente pensando introduzir este projecto também em África. Foi muito interssante, pois ela falava com muita expressividade e conhecimento na matéria. Após o almoço numa das muitas tendas montadas para o efeito (esta situada longe do recino principal ou estádio de modo a evitar multidões), andamos a espreitar aqui e ali, até que por volta das 5h da tarde regressámos a casa. Estávamos todos cansados, mas contentes com a experiência; após um duche maravilha, dormi um pouco, pois estava não só cansado como tostado. Sim, de manhã tinha colocado creme solar de protecção, mas a quimada de ontem foi tão acentuada que demorará tempo a desaparecer o vermelhãop que levo nos braços e pescoço. Enfim, é parte da experiência de estar em África e a 1800m acima do nível do mar.
À noite, após a janta, fizemos um primeiro encontro de revisão do dia, juntamente com os padres ligados ao sector da Justiça e Paz da África; depois, separámo-nos e tivemos o nosso encontro das revistas, de modo a programar esta semana que temos pela frente. Antes da nana, escrevo este diário; não conseguirei ainda pô-lo em dia, mas pelo menos podeis ficar com uma ideia do que se passa por cá. O Fórum será, a meu ver, um encontro de ideias, perspectivas, opiniões e propostas, sem que necessariamente se tomem decisões. É um local onde todos os que sonham e lutam por um mundo melhor, sobretudo procurando alternativas ao capitalismo, podem juntar-se e trocar ideias e experiências. O tema do mesmo é “Another World is Possible”, ou seja, “Um outro mundo é possível”. Veremos o que o dia de amanhã nos proporciona... Agora, acredito que me é possível terminar o dia mais cedo e, como tal, evitar que o diário hoje seja tão lungo como o dos dias anteriores. eheheheheheh
Ficai bem e que o nosso Amigão vos proteja sempre
Deixo-vos a legendagem das fotos...
1. com Ugo Pozzoli, meu colega de seminario em Londres e actualmente trabalhando na nossa revista na Italia
2. Danielle Miterrand sendo entrevistada pelo nosso vice-superior geral e meu colega Ugo
3. a Dra Sadhiva
4. uma participante de uma tribo africana, creio que do Kenya
5. uma das mais jovens participantes no Forum
6. um anfiteatro e participantes

No comments: