Friday, January 26, 2007

E la' se foi mais um Forum...








25 Janeiro

Jambo, pessoal!
Tal como tudo na vida, também o Fórum Social Mundial chegou ao fim. Foram dias intensos de trabalho, mas valeu a pena... e muito! Tenho muito e bom material para usar na nossa revista, tal como os meus colegas. Mas este último dia do Fórum deixou muito a desejar... Mas já lá vou: da parte da manhã, tivemos um encontro dos diretores das nossas revistas, no qual apresentei a nossa coreana e falamos de vários apectos ligados ao nosso trabalho. Porém, o dia granmde será amanhã, pois dedicaremos todo o dia ao temas que estão agendados. Devo dizer porém que o clima entre nós é extremamente positivo e de muita familiaridade, tal como queria o nosso fundador, Beato José Allamano.
Depois do tacho, alguns de nós foram então assistir à parte conclusiva do Fórum, dado que da parte da manhã havia sido feitas uma maratona que percorreu vários bairros-de-lata da cidade. Porém, a conclusão foi muito monótona, apesar da música; os discursos foram fracos e até mesmo o “pai” do Fórum Social, um brasileiro chamado Chico Withaker, foi muito fraco no que disse; de facto, ele não tem carisma de orador, ainda por cima em inglês. Falou sem vida, sem energia, sem quase saber o que dizer. Claro, ninguém é perfeito, mas gente deste calibre deveria ter um pouco mais de carisma... Um dos que falarm foi um actor americano, Dan Glover: para quem se lembra do filmes de Mel Gibson, “Arma Letal”, ele fazia de colega de trabalho; é afroamericano, mas não convenceu no que disse. O que valeu foi a música que intercalava os discursos; assim, depois de uma horita e pouco, decidi ir-me, juntamente com 3 colegas meus. Passámos na livraria das Paulinas e regressámos a casa. Descansei um pouco e continuei a actualizar este meu diário, de modo a não estar até tarde depois da janta em frente ao computador. Consegui também, após vários dias de tentativas fracassadas, abrir um sito coreano onde tenho email e que me possibilita o contacto com alguns amigos coreanos.
E assim lá se foi o Fórum, o primeiro a que assisti; não sei se terei outras oportunidades de participar num evento de tal envergaura, mas de qualquer modo foi um privilégio poder estar presente e ver como milhares de pesosas, provenintes dos 4 cantos do mundo, se juntaram e manifestarm as suas preocupações, ânsias e esperanças relativas a este nosso planeta que cada vez mais mergulha numa acentuada separação entre alguns ricos e mkilhões de pobres. Do ponto de vista dos direitos humanos, da justiça social, da paz, da equilibrada distribuição das riquezas, as coisas tendem a piorar; como tal, as vozes que se uniram e denunciaram abusos e irregulaidades esperam ser ouvidas por esse mundo fora. Porém, creio que este desejo permenacerá simplesmente... um desejo, pois sei que os meiso de comunicação mundiais deram pouca ou nenhuma cobertura a este encontro. Da minha parte, farei o melhor por informar o nossos amigos e benfeitores coreanos do que cá vivi, de modo a que possam ficar mais informados sobre aspectos do mundo que eles desconhecem.
Bom, vou ficar por aqui. À noite, antes da nana, juntámo-nos na sala de jantar e os que mais têm jito ontarm anedotas e factos verídicos vividos por missionários nossos em vários países onde estamos presentes. Assim, entre garglhadas e boa disposição, pudemos fortalecer este espírito de família que nos une. É por iesta e outras razões que agradeço o nosso Amigão Jesus por me ter convidado a fazer parte desta família missionária e de trabalhar na Coreia. Por falar na Coreia,m confesso que tenho saudades, embora esteja a adorar esta minha primeira experiência africana, poiis afinal é lá que vivo e trabalho. Mas tenho ainda uma semana pela frente, na qual visitarei locais significativos, do ponto de vista histórico e afectivo, para o nosso Insituto, bem como, se Deus quiser, os pais do meu colega que faleceu na Coreia a 18 de Dezembro de 2005.
Minha gente, ficai bem.

Asante sana.

Fotos:
1. Panorâmica parcial do parque de Uhuru na cerimónia conclusiva
2. A vocalista de uma das bandas que animaram o ambiente
3. O actor americano Dennis Glover
4. Um dos milhares de participantes... Jamaica style
5. Uma senhora indiana
6. Eu com Chico Whitaker, “pai” do Fórum Social Mundial

No comments: