Wednesday, January 24, 2007

Em pleno Forum...

22 Janeiro

Jambo jambo, pessoal!!!
Bom, este diário atrasou-se um pouco, pois ontem à noite estive com alguns colegas em amena cavaqueira e, como depois desta o sono não me deixava fazer mais nada, resolvi “contar as ovelhas e metê-las todas no curral”.
Hoje é já 4ª feira 24, último dia do Fórum (amanhã será feito o encerramento oficial, o qual iniciará com uma maratona que percorrerá alguns dos bairros-de-lata da cidade), e passando já das 11h da noite, vou resunir o que fiz na 2a feira 22. Este foi um dia exclusivamente dedicado ao Fórum, mas não houve nada de especial, excepto uma conferência que me cativou o interesse: era sobre o problema da Sida, em especial na África do Sul. Falavam várias senhoras, portadoras o vírus da Sida (HIV)e descreviam a sua situação pessoal de sofrimento, discriminação e cruz, bem como a do povo sul-africano em geral. Ou seja, o Aparteheid político terminou, mas continua o económico, através do qual os negros ou a maior parte deles continua sofrendo imenso. As vítimas da Sida são pertiularmente discriminadas, pois esta doença é ainda considerada tabú e, como tal, ser portador de Sida significa praticamente “estar já morto” diante da sociedade. Quando se juntam Sida com ‘mulher’, a situação e o nivel de discriminação são ainda maiores. No fim da conferência (que, na vardade, foi mais uma troca de esperiências e opiniões), os meus colegas da Itália entrevistaram 3 das vítimas, enquanto que eu os fotografava. De facto, neste Fórum tenho andado sempre com 2 colegas italianos, um dos quais futuro director da nossa revista italiana (Ugo Pozzoli, que ontem vos apresentei com foto) e um dos encarregados da animação missionária, António Rovelli, o qual trabalhou vários anos no Uganda. Assim, o Rovelli faz as perguntas, o Ugo grava e eu fotografo. Há ainda um nosso colega italiano que nos procura ou interpela as pessoas que entrevistámos. É um trabalho muito interessante, pois dá-nos a possibilidade de conhecermos não só pessoas de países, contextos e experiências diferentes, como de saborearmos o Fórum na sua totalidade, pois este é precisamente um encontro mundial.
Bom, depois do tacho assistimos a algumas pequenas conferências aqui e ali; nalgumas delas nem 5 minutos ficávamos, pois não nos interessavam tanto. Pessoalmente, poderei depois com calma preparar material para a nossa revista lá na Coreia com elementos que fui apanhabdo com os meus colegas, pois levarei comigo as entrevistas que fizemos, bem como alguns dos panfletos que fui recolhendo aqui e ali, de modo a poder depois, visitando vários sitos na net, elaborar material relativo a várias questões que são fundamentais: paz, justiça social, direitos humanos (sobretudo das mulheres e crianças), água, agricultura...
À noite, tivemos o nosso primeiro encontro das revistas, no qual começamos a apresentar-nos formalmente aos outros colegas do mesmo “ramo profissional”, de modo a conhecer as revistas e o seu contexto, bem como podermos planificar não só este encontro, mas o futuro. Falarei da nossa coreana no encontro de 5a feira, 25.
Bom, deixo que as fotos falem por si...

1. Meus colegas com africanas residentes em Itália
2. Alguns dos participantes no encontro sobre Sida
3. Uma das principais intervenientes sobre a Sida, ela própria vítima da doença
4. Durante o tacho com alguns colegas
5. Tribal keniana
6. Um brasileiro em versão bíblica
7. Uma bela africana

Um abração keniano

Asante sana

No comments: