Saturday, January 20, 2007

Mais surpresas...

19 Janeiro 2007

Jambo, malta!!!
Pois é, mais um dia em cheio e que se revelou, tal como os outros até agora, uma caixa de belas surpresas. Este nosso Amigão Jesus é simplesmente espectacular!!! De facto, na minha oração pessoal nunca lhe peço nada para mim, pois sei que ele irá proporcionar-me mais e melhor do que eu lhe poderia pedir. Assim que lhe entrego sempre a minha vida e a coloco em suas mãos, de modo que ele faça dela o que bem entender e me proprocione o que achar melhor para mim. Esta é uma dimensão fundamental da minha espiritualidade pessoal, ou seja, da minha forma de me relacionar com ele.
Bom, começando então pela manhã de hoje: fiquei desde as 6.30h da madrugada à espera que me viessem buscar para ier celebrar a missa no nosso seminário filosófio, mas acontece que... espereiu em vão. Vim a saber mais tarde que o nosso padre que me vinha buscar veio... mas ao sítio errado: foi ao seminário teológico, pensando que eu estava lá hospedado. Depois do tachito, actualizei o diário, mas sem terminar pois ... vendo um dos nossos padres que dá aulas no seminário de Tangaza (onde vão estudar os nossos seminas teólogos, e que foi meu professor de bíblia em Londres), aproveitei a boleia para ir para Langata, onde decorria o Fórum Teológico Internacional. Mas antes visitei o tal seminário filosófico, seguindo depois para o nosso seminário tológico, onde tachei com os seminas. Depois do tacho, fui de imediato para a casa dos Carmelitas, onde decorria o tal Forum Teológico: terminava hoje mesmo e não quis perder a oportunidade de etar presente na parte final, pois o último discurso seris feito por um personagem muito especial: o bispo anglicano sul-africano Desmond Tutu. De facto, fez um discurso fenomenal, apaixonante, vibrante, atraente, vivo, dinâmico, cativante e, sobretudo, baseado na sua própria experiência, seja em relação ao Apartheid que a outros elementos da sua vida. Dado que consegui ir para a frente, ele discursou bem a meu lado, de modo que não tive problemas em lhe fazer umas boas fotos. Mas cativou-me sobretudo o que disse e a forma como o disse, pois é de facto um grande orador e cativador das multidões. Além do mais, é um “avozinho” muito ternurento, simpático, sempre sorridente e que conquista de imediato a simpatia de todos sem excepção. Deixou todos maravilhados, tal como a mim... ou sobretudo a mim, pois não estando a contar com tal oportunidade=dom de Deus, é clao que saboreei ainda mais esta experiência, a qual me marcou também bastante. De facto, vendo-o a falar, disse para mim mesmo: “tenho de ser mais cativante como missionário”. Certo, não tenho nem devo nem posso imitar o Bispo Tutu, mas posso dar mais de mim e melhorar o meu método de contar a história de Jesus às pessoas.
Antes deste seu intervento, houve um painel com 3 oradores, os quais disseram as tretas de sempre: teorias e mais teorias sobre espiritualidade, feminismo, teologia da libertação, etc. Ou seja, fala-se muito, mas não se comunicam experiências: só se fala para se dizer que se sabe... Para mi, Fóruns e outros encontros do género servem por oferecerem a possibilidade das pessoas se encontrarem, conhecerem e trocarem experiências, mais do que estarem ali a ouvirem teorias e mais teorias que quase sempre só dão... sono!!! É por isso que nunca farei parte de um painel, a não ser que me peçam, para falar da minha expeiência... e fazê-lo como o bispo Tutut, ou seja, de forma espontânea, sem estar a ler, pois senão cai-se no risco de se querer dizer tudo e mais alguma coisa, porque um julga que sabe tudo. A mim basta-me saber o que sei porque é reflexão da minha esperiência. Este foi, no meu ver, o ponto forte da intervenção do bispo sul-africano; a sua voz, postura e paixão com que falava fora, juntamente com o ter narrado a sua históiria pessoal (ou melhor, parte dela), o seu grande triunfo.
Eu sabia que o bispo Tutu iria estar presente no encerramento do Fórum, mas não estava a contar presenciar o mesmo, bem no último dia. Eu estava no lugar certo, no momento certo quando vi, de manhã, o tal padre que foi meu professor em Londres aqui na casa regional. Mas... as surpresas não terminam por aqui: ora, para meu maior espanto, estava presente no Fórum um padre Verbita, Eahn McCay, o qual foi meu professor também em Londres, há 10 anos atrás!!! Fiquei muito contente, claro, tal como em 2005, quando durante as minhas férias na terra fui a Paris visitar familiares, encontrei o padre Gonçalves, que tinha sido meu professor de grego bíblico nos meus tempos de estudante na católica em Lisboa. Sim, a vida é uma caixa de surpresas!
O padre Ehan, depois de Londres, ensinou na Nigéria e está cá faz 5 meses. É sempre bom rever gente que fizeram parte da nossa vida, mesmo que não sejam tão importantes para nós, pois de certa forma o pssado volta ao presente e nos damos conta do quanto Deus nos quer bem, pois permite-nos recordar situações e pessoas que tinham ficado esquecidas na nossa memória histórica e que, por uns momentos, no ajudam a intregar o passado no nosso presente, tornando-o mais precioso e significativo. e, de certa forma, um conhecer-mo-nos e amar-mo-nos um pouco mais, pois quando as recordações causadas por estes encontros inesperados são das melhores, então podemos ter uma visão mais global de nós próprios e da nossa vida e ver como ela é, creio, um puzzle que se vai completando lenta e gradualmente.
Bom, como podeis ver, esta minha experiência em terras africanas tem sido impecável, tal como gosto: nada premeditada, e cheia de surpresas. Terminado o Fórum, jantámos no seminário teológico nosso, juntamente com os seminas; regressámos depois à casa regional, onde após terminar de actualizar o diário, ainda dei umas boas e sonoras gargalhadas ouvindo histórias (reais!) que se passaram com padres nossos na nossa Casa Madre em Turim, onde trabalham os 2 meus colegas que as contavam. Assim que terminei o dia ainda mais bem disposto... e esta minha boa disposição, juntamente om tudo o que vivi durante o dia, foram o conteúdo da minha oração da noite, pois a oração, para mim, é isto mesmo: fazer da vida a ofrenda que apresentámos a Deus; fruto do que vivenciamos e do que Ele nos ofereceu.
Bom, fico então por aqui. Amanhã irá iniciar um dos motivos pelos quais vim ao Kenya: o Fórum Social Mundial, um evento que começou em Porto Alegre (Brasil) em 2001 e que se tem tornado num evento mundial e social com significância e relevo que têm vindo a crescer de ano para ano. Como tal, é um prezer e um privilégio poder estar presente...

Ficai bem e qu o nosso Amigão vos abençoe e vos mantenha na sua Paz e Alegria
Asante sana.

Bwana Álvaro

Fotos: 1. Forum Teológico
2 e 3: bispo Desmond Tutu

1 comment:

Bessa Almeida said...

Olá.Caro amigo.Isto para dedicar estas minhas palavras de apreço ao trabalho que tem efectuado e convivido por essas terras. Palavras essas que fortalecem uma boa ligação ao presente por onde se está a visitar, e para um bom futuro.
Muito atenciosamente tenho lido todos os documentários da vida actual em diversas viagens de um Lordelense.
Sobretudo em terras do Oriente.
Aqui deixo um aviso, por que não visitar e conviver uma também parte do Oriente que se chama: Macau. Pois
eu estive lá num período de 1982 a 1987.Gostei e digo muito rico em missão católica suas raízes históricas.Passaram por lá nomes de gabarito não só em acções católicas como registando o seu dia a dia das gentes de Macau.
Fico por aqui, meus cumprimentos, boa estadia e Bom Fim de Semana.