Thursday, January 25, 2007

Um dia diferente...

23 Janeiro

Jambo de novo, minha gente!
Bom, hoje não estive presente no Fórum, pois dado que estou trabalhando com Ugo e Antonio, fomos convidados pelo superior regional do Kenya, padre Franco Cellana (também ele italiano), para participar em duas cerimónias. A primeira teve lugar num bairro-de-lata chamado Soweto, zona em que se situa a paróquia de Kahawa. A primeira paragem foi esta mesma paróquia, onde padre Cellana foi pároco em anos passados. De caminho, parámos numa ona de vastas plantações de café. Chegados à paróquia, tomámos um bom café com o pároco actual, um nosso missionário ugandês e vimos as instalações da paróquia. Gostei sobretudo de ver o centro de apoio social, que ajuda os locais na área da saúde, e uma pequena sala de computadores, onde os estudantes podem ter acesso à net e aos programas de texto, de modo a melhorarem os seus estudos. Dali fomos então para o bairro de Soweto; pequeno e mais arrumado que o de Kibera, mas sempre com condições de vida miseráveis. Porém, a razão pela qual visitámos este bairro é prova de que as coisas estão melhorando, graças ao apoio do governo italiano, mas este melhoramento é também devido à participção activa da população. Antes do início das cerimónias protocolares, demos uma volta ao bairro, incluindo a creche local, a qual acolhe várias dezenas de crianças. Como sempre, estas eram lindíssimas, sempre alegres e sorridentes...
Ora, porque fomos então a este bairro? O governo italiano, em colaboração com a agência UN-Habitat (ramo das Nações Unidas que se empenha no âmbito da construcção de casas em zonas carenciadas), estão realizando projectos de melhoramento das zonas carenciadas e foi neste bairro que o projecto-piloto teve início. Ou seja, em vez de receberem o dinheiro que o governo keniano lhe deve, o governo italiano perdoa-lhe com a condição de que esse dinheiro seja usado em projectos de melhoramento das oindições de vida de crtos bairros-de-lata, entre outros projectos. A duração desta iniciativa é de 10 anos: cada ano o governo keniano deve empenhar cerca de 4 milhões de euros nestes projectos. Soweto é o primeiro deles. Estavam presentes o embaixador italiano, uma representante do governo italiano ligada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, um representante da UN-Habitat e o presidente da câmara de Nairobi (muito jovem e, segundo pude constatar, muito popular), bem como representantes do bairro. Certo, os habitantes de Soweto estavam também presentes em massa, sinal de que, por exemplo, o desemprego é uma dos problemas maiores do mesmo, senão poucos estariam ali, creio. De facto, no fim um jovem veio ter comigo e exigia que lhes fossem dados empregos, enquanto que outros pediam um campo de futebol ao presidente da câmara e ao nosso padre Cellana, o qual esteve desde o início envolvido em todo o processo de ajuda a este bairro, pois, como referi antes, foi pároco em Kahawa que fica ali perto. Fiquei muito contente e emocionado por ver que, na pessoa do padre Cellana, o nosso Instituto tem sido fonte de consolação e esperança no meio daquela gente.
Foram então inauguradas várias obras: um centro social, casas de banho (onde é possível também lavar a roupa) e um local para despejo do lixo. Porém, o elemento que simboliza a mudança e melhoramento das condições de vida no bairro foi a introducçõ da luz, a qual ocorreu faz uns meses. De facto, as pessoas viram o seu nível de vida melhorar significativamente, pois baixou o crime e a segurança aumentou. Certo, Soweto não deixou de ser um bairro-de-lata, mas pelo menos as condições de vida estão melhorando e as pessoas podem olhar para o futuro com um pouco mais de esperança. Gostei também de ver o quanto o nosso padre Cellana é muito apreciado e estimado pelas pessoas do bairro.
Bom, terminada a cerimónia, fomos para uma outra, mas não gostei muito dela, pois era mais formal e requintada, com muito de VIPalhada à mistura. O local era bem próximo do local onde decorre o Fórum Social Mundial. A propósito, este chama-se Moi Sports Complex e não Kenyatta (Moi foi o último presidente do Kenya, um ditador ao estilo africano). A cerimónia estava relacionada com a benção do terreno em que será construído um hospital patrocinado por uma ONG italiana, Amigos da Terra (terra=planeta). Esteve também presente a ministra da Saúde,m se bem que por pouco tempo, assim como o arcebispoo de Nairobi, dado que o dito hospital será dirigido por entidades católicas, mas, claro, aberto a toda a população. Não via a hora de vir para casa, pois estava cansado e fazia calor, mas dado que o nosso padre Cellana tinha de estar até ao fim, lá tivemos de aguentar; foi da maneira que almoçámos à borla... e à italiana!!!
Aqui, dormi uma sesta bem comprida, pois tava arrebentado. É, isto do Fórum não e canja, pois só ver multidões de gente cansa um tipo! É quase como ir a um bufete: de ver tanta comida um fica logo cheio! À noite, deiuma volta aqui no nosso recinto com alguns colegas; antes de ir nanar, estive aui numa das salas onde a revista do Kenya é feita a entreter-me com a internet.
Bom, antes de terminar quero ainda escrever o diário de ontem, 24, pois assim amanhã escreverei o de hoje, para nao me atrasar muito. De qualquer modo, aviso-vos já de que na semana que vem estarei fora vários dias , como tal, o diário será depopis actualizado antes de regressar à minha Coreia. Interessante é o facto de o tempo parece passar muito lentamente: estou ainda a meio ou pouco mais da minha estadia aqui no Kenya, o que é ótimo, pois claro que sim! Amanhã irei saber o que farei durante o fim de semana, pois de 30 a 1 de fevereiro conto ir ao norte visitar a família do meu colega keniano que faleceu na Coreia em 2005.
Pessoal, até mais...
Asante sana.

Fotos:
1. Eu com a secretária da paróquia nossa de Kahawa... bela, verdade?
2. Um dos miuditos do bairro de Soweto... adoro esta foto!
3. Meu colega Ugo com alguns muiditos da creche do bairro
4. Uma das ruas do bairro
5. Junto das novas casas de banho
6. Ministra da Saúde kenyana com arcebispo de Nairobi e uma senhora italiana
7. Uma das miudas de um grupo de uma escola que bailaram para o arcebispo e demais VIPs

No comments: