24 Janeiro
Jambo, minha gente.
É, o Fórum Mundial Social está nas últimas. De facto, hoje terminou a parte que se realizou no complexo desportivo dedicado a Moi, ou seja, o núcleo do Fórum. Amanhã será tempo de encerrar este encontro internacional no mesmo local onde iniciou: Uhuru Parque, no centro de Nairobi.
Bom, hoje vou ser breve, até porque é fácil resumir o que fiz esta manhã copm o Ugo e o António Rovelli; juntou-se a nós o Gianni Treglia, missionário nosso italiano que trabalha na Tanzânia e que é o diretor da nossa revista que lá se produz. Ele foi o nosso “gancho”, ou seja, sempre que alguém que queríamos entrevitar nos escapava, ele tratava de nos trazer essa pessoa. Assim, dedicamos a manhã de hoje a entrevistas ao “zé povinho”, ou seja, a quem participou no Fórum como espectador; foram 14 ou 15 entrevistas, a pessoas de países e continentes diferentes... incluindo a 3 coreanas, mas que de tão tímidas que eram, quase nem responderam ao que lhes perguntei. Bomk, as fotos falarão por si, pois são de algumas pessoas a quem entrevistámos, de modo a fazermos depois uma rubrica nas nossas revistas tipo “faces e opiniões do Fórum” ou algo parecido.
Depois de um excelente tacho, com frango de churrasco incluído (como era o último ali em Kasarani, decidimos comer à grande e à keniana!), demos umas voltas para comprar ums t-shirts do Fórum (clao, a minha era XL mas... só me estará bem quando eu perder uns kilitos) e apreciar o ambiente. Regressámos a casa cedo, pois as actividadaes terminavam após as duas horas da tarde. Assim que fiz outra bela sesta; à noite, juntei-me a alguns colegas e fomos visitar os 2 padres nossos que estão na casa paroquial anexa ao santuário da Consolata, o qual como vos disse, funciona como uma das paróquias de Nairobi. Uma actividade interessante e que surpreendentemente tem afluência é a capela da adoração perpétua,ou seja, dia e noite; claro, de noite são as poucas as pessoas que vêm, mas sempre são algumas. Eu? Não, não sou dessas coisas; para mim, a noite ´para dormir e basta! Ehehehehehe
Bom, vou colocar as fotos e retirar-me, pois amanhã temos de madrugar: iremos à missa às Irmãs Paulinas, de modo a poder ver depois a tipografia delas.
Um abração mega bem africano
Fotos:
Entrevista a uma senhora da Tanzânia
Uma jovem da Somália que estuda aqui no Kenya; entrevistámos 3 amigas dela
Com uma senhora brasileira que entrevistei ... e que talvez reencontrarei quando for ao Brasil, pois é do Rio de Janeiro
Um interssante encontro de culturas/mundos diferentes; o rapaz é de uma tribo keniana, ela não sei de onde seja
Outra beleza africana
Uma senhora do México
Asante sana
No comments:
Post a Comment